O site do Wickred foi descontinuado e não será mais atualizado. Entretanto, o arcervo de conteúdos traduzidos, bem como os demais materiais publicado, serão mantidos como arquivo para os fãs consultarem eventualmente. Caso se depare com algum link quebrado, por favor, substitua o domínio "www.wickred.com.br" por "pottermorebrazil.blogspot.com" na barra de endereços. Não deixei de creditar nosso trabalho, caso compartilhe algo daqui.

Agradecemos a todos os nossos leitores, antigos e novos, por todo apoio.

— Equipe Wickred.

Tradução de ‘O Chapéu Seletor’, texto de J.K Rowling ao Pottermore

sábado, setembro 01, 2012 A+ a-



O famoso Chapéu Seletor de Hogwarts dá satisfação de sua própria criação em uma série de canções entoadas no começo de cada ano escolar. A lenda diz que ele pertenceu a um dos quatro fundadores, Godrico Griffindor e foi conjuntamente encantado pelos quatro para assegurar que os estudantes seriam classificados entre as casas homônimas, e seriam selecionados de acordo com as características desejadas por cada um dos fundadores.

O Chapéu Seletor é um dos objetos mais espertamente encantados que a maioria dos bruxos e bruxas irão conhecer. Ele, literalmente, contém a inteligência dos quatro fundadores, pode falar (através de um rasgo próximo da borda) e é perito em legilimência, o que o permite olhar dentro da cabeça de quem o usa, e prever suas capacidades ou humor. Ele pode até mesmo responder aos pensamentos de quem o veste.

O Chapéu Seletor é notório por se recusar a admitir ter cometido um erro em sua seleção. Nessas ocasiões, quando sonserinos se comportam de maneira altruísta ou em abnegação; quando corvinais vão mal nos exames; quando lufanos são preguiçosos mesmo que academicamente dotados ou quando grifinórios se mostram covardes, o Chapéu mantém firmemente sua posição inicial. De maneira geral, no entanto, o Chapéu cometeu muitos erros de julgamento através dos muito séculos em que esteve trabalhando.


PENSAMENTOS DE J.K. ROWLING

O Chapéu Seletor não aparece nos meus primeiros planos para Hogwarts. Eu examinei diferentes métodos de seleção dos alunos (porque eu sabia desde cedo que haveriam quatro casas com qualidades muito diferentes). O primeiro foi uma máquina Heath Robinsoniana* que fazia uma série de coisas mágicas antes de chegar a uma decisão, mas eu não gostei: ela parecia ser muito complicada e muito fácil. Em seguida, eu coloquei quatro estátuas dos quatro fundadores no Saguão de Entrada, que criavam vida e selecionavam os alunos da multidão, enquanto a escola observava. Era melhor, mas ainda não parecia certo. Finalmente, eu escrevi uma lista de maneiras através das quais as pessoas são escolhidas: uni-duni-tê, palitinhos, escolhidas pelo capitão do time, nomes tirados de um chapéu… nomes tirados de um chapéu falante… colocar um chapéu… O Chapéu Seletor.

*Nota Wickred: Heath Robinson foi um inventor britânico considerado muito excêntrico.

— § —

Traduzido originalmente de The Sorting Hat. © Pottermore.
Nós aceitamos e incentivamos a divulgação do nosso trabalho se acompanhado dos devidos créditos.

O seu correspondente sobre tudo relacionado ao Mundo Bruxo de J.K. Rowling. Continue com a gente também no Facebook, Twitter e Instagram – @wickred.