'Comprimento e Flexibilidade das Varinhas', texto escrito por J.K Rowling ao Pottermore
Muitos fabricantes de varinhas simplesmente ajustam o tamanho da varinha com o tamanho do bruxo ou bruxa que a usará, mas essa é uma medida crua e falha, por não levar em conta muitas outras importantes considerações. Na minha experiência, varinhas compridas servem a bruxos altos, mas elas tendem a grandes personalidades e estes, a magias mais espaçosas e de um estilo mais dramático. Varinhas menores favorecem a realização de feitiços mais elegantes e refinados. No entanto, nenhum aspecto da composição da varinha deve ser levado em conta isolado dos demais, e o tipo de madeira, núcleo e a flexibilidade podem contrabalancear ou aumentar os atributos do comprimento.
A maioria das varinhas ficam entre 22 e 35 centímetros. Embora eu tenha vendido varinhas extremamente curtas (20 cm e menores) e varinhas muito longas (acima de 38 cm), essas são excepcionalmente raras. Em último caso, uma característica física exige uma varinha com um tamanho excessivo. No entanto, varinhas extremamente curtas selecionavam aqueles que possuíam algo que faltava em seu caráter, em detrimento de seu tamanho pequeno (muitos bruxos pequenos foram escolhidos por varinhas compridas).
A flexibilidade da varinha ou sua rigidez denota a capacidade de adaptação e a boa vontade de mudar da varinha e seu par - Porém, de novo, esse fator não deve ser considerado separadamente da madeira, do núcleo e do comprimento, nem a experiencia de vida do dono e seu estilo de magia, tudo no bruxo combinará para que a varinha em questão seja única.
— § —
Traduzido originalmente de Wand Lengths & Flexibility. © Pottermore.
Nós aceitamos e incentivamos a divulgação do nosso trabalho se acompanhados dos devidos créditos.