Precisamos Falar Sobre a Depressão e os Dementadores
O que a depressão tem a ver com Harry Potter? Como esse tema surgiu aqui?Há algum tempo venho querendo escrever sobre esse tema junto com uma querida amiga. É um assunto sobre o qual filosofamos muito, sobre a origem da depressão, como vencê-la e sobre o que nós vivenciamos com essa doença. Se essa vivência está no passado ou ainda está no presente, não sei responder.
Quem não nos conhece, não consegue ver através da casca de um sorriso ou de uma "personalidade forte" o que acontece por trás disso tudo. A depressão é algo que vive com você e que, muitas vezes, te faz se perguntar o motivo daquela tristeza, o motivo para ela vir tão sorrateira e forte. Quando cheguei no topo da depressão, eu falava sozinha o dia inteiro, repetindo para mim mesma: Expecto Patronum. E pensava em algo que me fazia feliz.
Bom, funcionou! Afinal, estou aqui escrevendo para vocês para - quem sabe - ajudá-los de alguma forma a lidarem com a depressão; ou talvez para que vocês possam pensar em um modo de ajudar um amigo ou familiar que está sofrendo com essa doença. Com esse texto, pretendo ajudá-los a entender, porque eu acredito que a depressão e os dementadores estão relacionados.
Em sua etimologia, a palavra ‘dementador’ (em inglês: dementor) significa: tornar insano, atormentar, aquele que aflige grande sofrimento¹. De acordo com J.K. Rowling, a criação dos dementadores foi baseada em sua própria experiência com a depressão. Ela disse que sentiu-se como se nunca mais fosse ser feliz novamente. É um sentimento diferente de tristeza.
Os dementadores são criaturas sujas, que se alimentam dos pensamentos e das memórias felizes de alguém, até que essa a pessoa (vítima) fique sem nenhum pensamento ou memória feliz, restando apenas as piores e mais terríveis memórias e sentimento que ela já experimentou durante sua vida. Os dementadores forçam você reviver as suas piores experiências e assim, você tem dificuldade de encontrar aquilo que te faz feliz dentro de você, novamente. Ou seja, dementador é uma grande metáfora para depressão.
Dementadores não têm o sentido de visão e não demonstram emoções; são desalmados, sem rosto e desumanos. Sempre que estão por perto, o mundo parece um lugar frio, solitário e aterrorizante. Sugam toda a felicidade do lugar e da pessoa que estão atacando, até ela ficar sem alma. E a depressão é muito parecida com isso.
Lembra quando em O Prisioneiro de Azkaban, Harry ouve o grito de uma mulher dentro do vagão de trem indo para Hogwarts, e logo após isso ele desmaia? Então, essa é uma ótima referência para expressar a pior lembrança que Harry tem: o momento em que sua mãe é morta por Lord Voldemort.
Em geral, pessoas que não têm muitas lembranças boas são mais vulneráveis aos dementadores, por isso Harry é afetado de uma forma mais intensa quando atacado pelos dementadores. Ele é um alvo fácil, porque a maioria das suas lembranças, construídas no decorrer de sua vida, morando com os Dursleys, são todas ruins. Então por Harry ser uma presa extremamente fácil, os dementadores são mais atraídos por ele.
Essas criaturas nojentas, os dementadores, se reproduzem crescendo como fungos em ambientes tristes. Eles deixam qualquer lugar em que habitem, frio e aterrorizante, e aqueles que ficam na companhia de um dementador por muito tempo, tornam-se deprimidos, chegando eventualmente à insanidade, um cenário comum em Azkaban.
Jamais alguém foi capaz de matar um dementador, eles são impossíveis de matar por qualquer meio físico e só podem ser expulsos ou repelidos por algum tempo. Isso acontece também com a depressão; ela não pode ser totalmente destruída, apenas controlada com remédios. E se você parar de tomar remédios e de se tratar, a depressão volta.
Com o início da II Guerra Bruxa, novamente o medo e o pânico contaminaram a Europa e, com isso, a quantidade de dementadores começou a aumentar proporcionalmente ao aumento dos quadros de depressão das pessoas. No nosso mundo atual, muitos jovens estão com depressão e acreditam que o suicídio é uma forma pra se livrar dessa infelicidade incontrolável. Mas sabemos que não é bem por aí.
Infelizmente esse é um assunto que muita gente não gosta ou tem medo de comentar, recusando-se a aceitar que que está doente. Se você se sente constantemente beijado por um dementador, vou te dizer: isso pode ser um sinal de depressão! Você não é esquisito ou problemático por isso, nem louco, muito menos é “frescura”. Se a sua família ou amigos dizem que isso é frescura, simplesmente ignore e procure um psicólogo que possa te apoiar e aconselhar.
Realmente, é uma fase muito difícil, mas você é capaz de superar isso. Peça para seus amigos e familiares terem paciência, pois é um momento em que você mais irá precisar deles. Se o seu amigo está com depressão, dê todo o apoio e o conforte. O que mais me faz bem em um momento de crise é quando me dizem “não se preocupe, estou aqui com você”. Pode não parecer, mas é muito bom ouvir isso e me acalma.
Pintou uma dúvida agora? Será que estou com depressão? Bem, tente responder com sinceridade algumas perguntas bem simples: Perdeu interesse nas atividades que você mais gosta de fazer? Seu peso alterou? Tem quadros de insônia, sonolência ou sono agitado? Falta de energia? Se sente culpado e inútil? Sem concentração? Pensamentos de suicídio? Dificuldades de sair da cama para fazer as tarefas mais simples?
Se suas respostas foram a maioria sim, POR FAVOR procure ajuda profissional! Psicólogos e psiquiatras estão aí para te ajudar a superar esse tipo de coisa. Eu sei que o nome psiquiatra pode assustar, mas estamos falando da sua saúde!
Será que meu amigo, primo, tia, vizinha está com depressão? Veja como está o humor dele(a), pois o humor do depressivo costuma oscilar entre tristeza, tédio, sofrimento, ansiedade, felicidade breve e irritação. Muitas vezes seu comportamento pode ficar agitado, chorando muito, com quadros de automutilação (se cortar, arrancar cabelos, comer unhas) e de isolamento; também é comum que o depressivo tenha uma concentração prejudicada (não consegue fixar a atenção em uma coisa só).
Lembra-se do feitiço do Patrono?! Então, o Patrono nada mais é do que energia positiva que se materializa e espanta o Dementador, e nem todo mundo consegue conjurar um Patrono corpóreo, forte o suficiente para afastar a escuridão (Hermione Granger sempre teve dificuldades, lembra?!).
Se quem você ama estiver em perigo, prestes a receber um beijo do Dementador, conjure um Patrono e proteja-os dos dementadores, trazendo felicidade e energia positiva!
❤ Quero agradecer a Camis e a Mary que me ajudaram com esse post ❤
Arte: http://picolo-kun.deviantart.com/gallery/56341906/Harry-Potter-books
Não deixe de visitar o Wickred constantemente para mais novidades sobre o mundo bruxo. Acompanhe-nos também nas redes sociais: