O site do Wickred foi descontinuado e não será mais atualizado. Entretanto, o arcervo de conteúdos traduzidos, bem como os demais materiais publicado, serão mantidos como arquivo para os fãs consultarem eventualmente. Caso se depare com algum link quebrado, por favor, substitua o domínio "www.wickred.com.br" por "pottermorebrazil.blogspot.com" na barra de endereços. Não deixei de creditar nosso trabalho, caso compartilhe algo daqui.

Agradecemos a todos os nossos leitores, antigos e novos, por todo apoio.

— Equipe Wickred.

Saiba um pouco mais a respeito das Runas

quinta-feira, julho 28, 2016 A+ a-


As runas são bastante antigas e certamente conhecidas por muitas pessoas, mas talvez você não saiba o que elas são de verdade, ou mesmo sua história, ou como funciona seu alfabeto; então vamos explicar tudo aqui nesse post para não restar mais dúvidas.

Runas são letras que fazem parte de um alfabeto rúnico, que é a junção de todas essas runas. Elas eram muito usadas em várias línguas germânicas, antes de adotarem o alfabeto do latim. Depois disso, foram usadas apenas para uso de especialistas.

Elas também são famosas em histórias antigas, sejam fictícias ou não, como “O Hobbit”, por exemplo, de J.R.R. Tolkien. No livro sabemos que há um alfabeto rúnico que foi criado por Tolkien, porém, não existe apenas um alfabeto rúnico, mas sim vários. Mas este post será mais focado no alfabeto rúnico original, ou seja, o primeiro de todos.


Como surgiu e significado:

O primeiro sistema de escrita usado pelos germânicos foi o alfabeto rúnico. As runas funcionavam como letras, porém eram muito mais que apenas letras no sentido que entendemos hoje, de serem apenas símbolos para escrever. Cada runa possui uma imagem que possui um significado que vai além de apenas uma letra. Ou seja, escrever em runas passava a ideia de “invocar” diretamente o símbolo que ela representa. De fato, em toda língua germânica, a palavra “rune [runa]” significa letra e segredo, ou letra e mistério, em seu sentido original, e esse significado foi feito a partir da adoção do alfabeto rúnico como forma de passar uma “simples” mensagem.

O alfabeto rúnico é chamado de “futharks”, por causa no nome que as seis primeiras runas de seu alfabeto recebem (Fehu, Uruz, Thurisaz, Ansuz, Raidho, Kaunan), assim como a palavra alfabeto vem do nome das duas primeiras letras em hebreu (Aleph, Beth).

Existem vários alfabetos rúnicos como já foi dito anteriormente, então é provável que você conheça um que seja diferente deste que está sendo apresentado, mas há três principais futharks: o de 24 caracteres, que foi o primeiro alfabeto rúnico formado e é esse que estamos tratando nesse texto, e que seu desenvolvimento começou no século I a.C e que só ficou completo depois do ano 400 d.C. Além desse, temos também um alfabeto rúnico com 16 caracteres, que começou a ser escrito no ano 750 d.C. e que acabou substituindo o antigo alfabeto na Escandinávia; e o alfabeto com 33 caracteres que acabou alterando e acrescentando ao antigo alfabeto na Inglaterra. As runas, com seus 24 caracteres, são divididas em três famílias (Aett) de oito caracteres cada, como pode ser visto abaixo, porém o significado dessa divisão nunca foi descoberto.


Simbologia e tradução:

Cada runa possui um símbolo, um nome, um fonema e uma curta descrição do seu significado. Esse significado tem origem em um texto-poema escrito em runas, e outros textos escritos exclusivamente nesse alfabeto. Porém, alguns significados ou nome das letras não foram descobertos, justamente por se tratar de um texto exclusivo nessa linguagem.

As runas foram traduzidas a partir de diversos textos e poemas, e uma coisa que podemos achar em comum nesses textos são que eles estão sempre mencionando o Deus Odin, o Deus nórdico. O que faz muito sentido, uma vez que as runas eram usadas por países germânicos, que nada mais são que países nórdicos. As runas também são conhecidas por "As Runas de Odin".

Confira agora uma imagem do futharks de 24 caracteres. Temos o símbolo da runa, e abaixo o nome da runa (na língua das runas e também traduzida), o fonema, e por último o significado.

Ver em alta resolução

As runas e o mundo bruxo:

O estudo de runas antigas é um curso eletivo na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, que pode ser cursada por estudantes a partir do terceiro ano. Essa matéria foi ensinada pela professora Bathsheda Babbling na década de 1990; e provavelmente, o estudo das runas é o assunto mais teórico que estuda os textos antigos de magia escritos em runas.

Sabemos do significado de apenas duas palavras, assim como, de um fato curioso a respeito dos números de 0 - 9. As duas palavras conhecidas são Ehwaz que significa "parceria" e Eihwaz que significa "defesa". E cada número representa um animal, como podemos ver a seguir:

Seminviso: a habilidade de ficar invisível dessa criatura representa o "0".
Unicórnio: o único chifre que essa criatura possui representa o "1".
Arpéu: os dois chifres da criatura representam o "2".
Farosutil: as três cabeças da criatura representam o "3".
Fiuum: a criatura que é formada por quatro cores diferentes representa o "4".
Quintípede: as cinco pernas da criatura representam o "5".
Salamandra: o máximo de tempo que a criatura consegue sobreviver fora do fogo e a quantidade de pernas da criatura representam o "6".
Desconhecido: o número mais poderoso continua sendo repleto de mistério, o símbolo que representa o "7" é desconhecido.
Acromântula: os oito olhos da criatura representam o "8".
Hidra: as nove cabeças da criatura representam o "9".


Agora conta para a gente o que vocês acharam desse texto. Será que o WickRed está preparando alguma surpresa que envolva runas? Em todo caso, deixamos uma mensagem para vocês, será que vocês conseguem descobrir o que está escrito? Ah, e uma dica, para traduzir essa mensagem vocês só precisam saber o fonema de cada runa, não precisa quebrar a cabeça pensando no nome e no significado. Agora ficou moleza, hein?! Deixe aqui nos comentários, ou manda lá no Twitter o que vocês conseguiram traduzir. Boa sorte!


Ah, e para ajudar, nós fizemos as runas WickRed, elas são bem similares com a primeira versão, mudando apenas 3 letras, porém, acredito que será mais fácil para descobrir nosso enigma  (consulte aqui nosso dicionário).



Não deixe de visitar o Wickred constantemente para mais novidades sobre o mundo bruxo. Acompanhe-nos também nas redes sociais:

 no Facebookno Twitter e no Instagram.

Colaboração de: Gabriel Henke (imagens)