O site do Wickred foi descontinuado e não será mais atualizado. Entretanto, o arcervo de conteúdos traduzidos, bem como os demais materiais publicado, serão mantidos como arquivo para os fãs consultarem eventualmente. Caso se depare com algum link quebrado, por favor, substitua o domínio "www.wickred.com.br" por "pottermorebrazil.blogspot.com" na barra de endereços. Não deixei de creditar nosso trabalho, caso compartilhe algo daqui.

Agradecemos a todos os nossos leitores, antigos e novos, por todo apoio.

— Equipe Wickred.

Por que Carmen Ejogo insistiu que sua personagem, Serafina, fosse canhota?

quarta-feira, julho 13, 2016 A+ a-


O que a mão de Carmen Ejogo tem a ver com Joana D'Arc, Satan e as bruxas de Salém?

Foi uma ideia da Carmen Ejogo de fazer sua personagem, Serafina, canhota. A atriz possui grande interesse em história, assim como os canhotos possuem uma longa e complicada conexão com a magia.

“Tem sido bastante divertido fazer uma personagem que possui isso como parte de sua personalidade, como se fosse algo de outro mundo, eu nunca tinha feito isso antes”, diz Carmen, que ainda está vestida de Serafina dos pés à cabeça enquanto fala comigo.

“As vestes da Serafina têm passado por maravilhosas evoluções nas mãos do designer de figurino Colleen Atwood. Ela é maravilhosa, pois ela me deixa contribuir. Todos os meus anéis, por exemplo, eu disse para ela [Serafina] que talvez ela devesse colocar todos esses anéis em seus dedos”.

Com isso, Carmen levanta sua mão para me mostrar algo intrigante em seus dedos da mão esquerda. E em seguida me dá um sorriso, e com isso eu sei que ela está prestes a fazer uma bela referência histórica para mim.

“Eu sou canhota, naturalmente, sempre fui, mas eu sei que isso é uma característica muito mágica. Pensaram que eu era uma bruxa de anos atrás. Então, eu quis enfatizar minha mão esquerda, e então eu pensei em colocar vários anéis nela. Colleen adorou essa ideia”, disse Carmen.

Ela está totalmente certa, é claro. Canhotos sempre foram associados com magia negra e bruxaria há séculos. Joana D'Arc foi queimada na fogueira em 1431 por heresia, e há muitas teorias a respeito de que ela era canhota.

Você sempre irá achar superstições com canhotos ao longo da história: a maioria das representações do diabo mostram ele usando a mão esquerda para persuadir seus seguidores, e ele se senta no ombro esquerdo de suas vítimas, enquanto o anjo se senta no direito. Dizem que as bruxas usam sua mão esquerda para lançar maldições, para passar o vinho cerimonial e saudar o líder do “Black Mass”, a rainha de Sabbath.

Antigamente, ser canhoto já bastava para você ser julgado por fazer bruxaria. No mundo de Animais Fantásticos, o legado das bruxas de Salém ainda pode fazer sentido. Entretanto, se você estiver por dentro das coisas do filme, você já deve saber disso.

Quando a equipe de Animais Fantásticos estavam em Liverpool, filmando a cena dos protestos dizendo “Nós queremos uma segunda Salém! Nós queremos uma segunda Salém!”. Esses “segundos salemers”, como são chamados, queriam banir todas as bruxas novamente, liderados pela personagem de Samantha Morton, Mary-Lou.

Guarde isso debaixo da sua manga esquerda, aliás; isso irá te ajudar a entender a importância do segredo do mundo mágico americano durante esse tempo que o filme se passa.

E agora a gente percebe que essa decisão da Carmen Ejogo de colocar todos esses anéis em seus dedos mostra que sua personagem, Serafina, presta uma homenagem a todas as vítimas das caças às bruxas durante os séculos toda vez que movimenta sua mão esquerda.

Como canhota gostaria de dizer que amei esse texto, com toda certeza poderia ser um detalhe que acabaria passando batido no filme de Animais Fantásticos, mas agora eu aposto que todos irão ficar observando as mãos da Serafina quando formos ver esse filme nos cinemas. Deixa aqui nos comentários o que você achou e se, assim como eu, você também usa sua mão esquerda!