O site do Wickred foi descontinuado e não será mais atualizado. Entretanto, o arcervo de conteúdos traduzidos, bem como os demais materiais publicado, serão mantidos como arquivo para os fãs consultarem eventualmente. Caso se depare com algum link quebrado, por favor, substitua o domínio "www.wickred.com.br" por "pottermorebrazil.blogspot.com" na barra de endereços. Não deixei de creditar nosso trabalho, caso compartilhe algo daqui.

Agradecemos a todos os nossos leitores, antigos e novos, por todo apoio.

— Equipe Wickred.

#RumoAOitavaHistoria: Tudo que rolou na semana de ‘Pedra Filosofal’

segunda-feira, maio 09, 2016 A+ a-


Na semana passada nós demos início ao projeto #RumoAOitavaHistória, uma jornada literária através dos sete livros da série Harry Potter, permitindo assim nos prepararmos para a chegada da oitava – Harry Potter and the Cursed Child.

Por isso, aproveitando que estamos com a história de ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’ fresquinha em nossas mentes, reunimos neste artigo diversos links dos conteúdos que temos aqui no Wickred relacionados ao primeiro ano de Harry Potter em Hogwarts. Fique tranquilo: separamos aqueles conteúdos sem spoilers (ou tentamos evitá-los ao máximo). Afinal, como J.K. Rowling costuma dizer, tudo será revelado no tempo apropriado.

Esperamos que os artigos selecionados abaixo complementem e tornem sua experiência de leitura do primeiro livro de Harry Potter ainda mais mágica e encantadora. Divirta-se!


Em “Rua dos Alfeneiros, Número 4”, J.K. Rowling escreve ao Pottermore as razões e inspirações por trás da criação do local menos mágico possível no mundo bruxo. Enquanto em “Válter & Petúnia Dursley”, ela revela mais sobre passado alicerçado em inveja e preconceito que os tios de Harry alimentaram durante todos estes anos (possíveis spoilers!).

No decorrer da história, descobrimos que para adentrar ao Beco Diagonal, Hagrid usa um dos mais antigos acessos à serpeante rua de artefatos mágicos: o “Caldeirão Furado”. No Beco, Harry precisa comprar todos os livros que usará nas “Disciplinas Escolares de Hogwarts”. Na lista também diz que eles precisam de “Caldeirões”, além de poderem levar consigo alguns “Familiares”, que vão desde “Sapos” até “Corujas”.

Ainda no Beco, por fim, temos o prazer de descobrir as maravilhosas varinhas “Olivaras” e suas propriedades mágicas – “Madeiras”, “Núcleos”, “Comprimentos e Flexibilidades” – tudo esclarecido com maestria pela autora, que transborda magia em cada sentença.

No texto sobre “Medidas”, entendemos o porquê dos bruxos não usarem o sistema métrico em sua sociedade. Enquanto em “Plataforma 9 ¾” somos apresentados à fantástica história de origem da porta de entrada ao mundo bruxo, no “Expresso de Hogwarts” ela revela a história desde a fundação da maria fumaça escarlate que conduz os alunos de volta à Hogwarts.


Falando em Hogwarts, J.K. Rowling explica que como os alunos são matriculados na escola através da “Pena da Aceitação e o Livro da Admissão”; e que sabemos, a partir disso, ser questão de tempo até o jovem bruxo ou bruxa ingressar em Hogwarts e ser selecionado pelo Chapéu Seletor para uma das quatro casas: “Grifinória”, “Sonserina”, “Corvinal” e “Lufa-Lufa ”. Entretanto, em alguns casos específicos como o da “Professora McGonagall”, o chapéu pode demorar, resultando assim no raro fenômeno chamado “Hatstall”.

Ah! E não podemos esquecer que o que J.K. Rowling nos disse a respeito do “Fantasmas” e sua solitária existência no mundo dos bruxos.

A partir do início do ano letivo em , os jovens bruxos e bruxas são ensinados instruídos em diversas áreas da magia, tais como “Poções” e “Tranfiguração”.

É uma questão de tempo até descobrirem que há um tesouro guardado no alçapão do castelo, e dentre os nomes envolvidos estão o do professor Alvo Dumbledore e do “Alquimista” “Nicolau Flamel”. Logo, Harry, Hermione e Rony descobrem que Fofo, o cão de três cabeças guarda a “Pedra Filosofal”.

J.K. Rowling nos mostra, mais uma vez, que as aparências no mundo de Harry Potter enganam de forma constante ao revelar que o vilão por trás do plano para roubar a Pedra é o “Professor Quirrell”, que ganhou uma mini-biografia escrita por ela. “O Espelho de Ojesed” ganha aqui também seu merecido destaque, e é possível ler até um breve conselho da autora no final do texto.



Pra encerrar o ano letivo de Hogwarts, sabemos que a Grifinória vence, depois de muitos anos, “Copa das Casas”, e por isso achamos que vocês gostariam de revisitar os melhores momentos da Copa no Pottermore.


Hoje iniciamos a semana de ‘Câmara Secreta’, e você que já tem nos acompanhado ou que ainda pretende iniciar sua própria jornada (já que o livro só será publicado no Brasil em Outubro deste ano), deve ficar de olho em nossas postagens nas nossas redes sociais. Nunca se sabe o que vai encontrar por aí, não é? :)



Mas queremos saber: o que você achou da primeira semana? E da iniciativa #RumoAOitavaHistoria? Tem participado ou pretende participar?
Conta tudo pra gente nos comentários aqui embaixo!

O seu correspondente sobre tudo relacionado ao Mundo Bruxo de J.K. Rowling. Continue com a gente também no Facebook, Twitter e Instagram – @wickred.