Especial: Amizade Potterhead que vai além das páginas
Hoje é comemorado pelo mundo todo o dia da amizade, não que precisamos de um dia específico para comemorar com nossos amigos. De fato, é um dia que podemos refletir o quão bom é ter certas pessoas em nossas vidas.
Poderia citar as diversas formas de amizades verdadeiras mostradas na saga Harry Potter, pois sem sombra de dúvidas é muito enfatizado essa relação de amor e até mesmo de fidelidade que certos personagens possuem uns pelos outros, mas quando me lembrei desta data pensei na quantidade de amigos que fiz por simplesmente ser uma Potterhead e tenho certeza que você também tem pelo menos um grande amigo com essa afinidade.
Resolvi pedir para família Potterhead compartilhar com a gente suas histórias e como Harry Potter influenciou nas suas amizades. Não poderia ser diferente: grandes amizades surgiram dentro desse grupo/família. Amizades que atravessam fronteiras, costumes e particularidades.
Pude ter certeza do quão intenso é tudo isso quando tive o prazer de me encontrar com parte dessas pessoas que converso todos os dias, e vou contar um pouco da minha experiência com a ajuda de alguns depoimentos dessas pessoas maravilhosas.
A princípio usamos um evento Potterhead que aconteceu em São Paulo em maio deste ano como pretexto para um encontro, e o pessoal foi se animando, até que finalmente compramos nossas passagens e reservamos nossa estadia em um hostel para que a nossa experiência pudesse ser da forma mais informal possível. Veio gente de todo lugar: interior e capital de São Paulo, Manaus, Mato Grosso do Sul, Curitiba, Rio de Janeiro. Uma mistura linda de sotaques, culturas e uma sensação inexplicável que éramos amigos desde a infância. Era notório o quanto aquele final de semana estava sendo inesquecível para cada um de nós.
Coletei alguns depoimentos do pessoal que foi no encontro, para tentar aproximar um pouco da sensação de ter esse tipo de amizade.
Como Harry Potter influenciou nas suas amizades?
“Eu e alguns conhecidos de diversas cidades do Brasil fomos a um encontro sobre HP e a partir de então foram surgindo outros laços, outras conversas, que não se limitaram apenas ao mundo mágico, proporcionando uma nova relação e construindo novas amizades.” – André Kuhn (Dourados/MS).
“Harry Potter permitiu que eu não só cruzasse a fronteira entre o mundo real e mágico, mas também superar barreiras geográficas e conhecer pessoas maravilhosas nos diversos cantos do país - inclusive tive a felicidade de encontrar parte delas pessoalmente. A magia nunca irá morrer enquanto bater um coração potterhead nesse mundão.” – Márlon Graça (Manaus/AM).
“A mensagem de JK nos livros de HP nos ensina sobre amizade, amor e fidelidade. Tudo isso eu encontrei (e tento dar) nas pessoas que o Pottermore Brasil colocou na minha vida.” – Maria Helena (Dourados/MS).
“A série Harry Potter me reuniu a tantas pessoas com opiniões, histórias de vida, personalidades tão diferentes da minha... Sobretudo, me ensinou a respeitar e aceitar todas essas nossas diferenças. Afirmo que mais da metade dos meus amigos mais próximos são fãs do universo bruxo (e eles são as pessoas mais maravilhosas, compreensivas e humanas que conheço). Sinceramente, não consigo imaginar ou colocar em palavras o impacto que a história teve na minha vida. Só me sinto extremamente grato e muito privilegiado de ser parte de uma família tão maravilhosa como essa.” –Victor Hugo (Rio de Janeiro/RJ).
“Assim como é dito por Dumbledore no livro de Harry Potter: ‘Embora venhamos de lugares diferentes [...], nossos corações batem como um só’. A amizade que tenho com grande parte dos meus amigos de hoje começou por causa de uma paixão por Harry Potter, são amigos que estão espalhados por esse Brasil, que os vi apenas uma vez na vida, mas que sei que a amizade de cada um deles é verdadeira, e o amor que nos uniu, nunca irá nos separar.” – Heloïse Sanchez (São Paulo/SP).
“Harry Potter trouxe amizades sinceras, sem preconceitos, com interesse mútuo de aprender e saber suas diversidades. J.K sempre nos incentiva a respeitar o próximo independente de suas escolhas. Seguir esses ensinamentos além de realizações interpessoais proporciona uma alegria extra por estar vivo e por querer ser cada dia uma pessoa melhor.” – Juliana Villani (São José do Rio Preto/SP).
Se inscreva no canal do Wickred pra receber as corujas que estão por vir!
Se você ainda não teve a chance de desenvolver esse tipo de relação, ou ainda não teve oportunidade de se encontrar com essas pessoas, por favor, coloque isso em seu Top 5 de Coisas que Você Deve Fazer Antes de Morrer. Tenho certeza de que você não irá se arrepender nenhum segundo de todo esforço que for preciso pra esse encontro acontecer.
Nós do WickRed só temos a agradecer a J.K. Rowling e tudo que ela nos proporcionou, pois sem ela esse site não existiria, não somente pelo conteúdo, mas porque trabalhamos entre amigos, e cada dia nos tornamos uma família cada vez mais unida através dos ensinamento que suas histórias nos transmite.
Você tem alguma experiência legal sobre sua amizade Potterhead?
Compartilhe com a gente nos comentários, vamos adorar ler cada depoimento!
Créditos:
Texto por Camila Barbosa.
Agradecimentos a André, Mary, Márlon, Victor, Heloïse e Juliana Villani.