O site do Wickred foi descontinuado e não será mais atualizado. Entretanto, o arcervo de conteúdos traduzidos, bem como os demais materiais publicado, serão mantidos como arquivo para os fãs consultarem eventualmente. Caso se depare com algum link quebrado, por favor, substitua o domínio "www.wickred.com.br" por "pottermorebrazil.blogspot.com" na barra de endereços. Não deixei de creditar nosso trabalho, caso compartilhe algo daqui.

Agradecemos a todos os nossos leitores, antigos e novos, por todo apoio.

— Equipe Wickred.

Correspondente Pottermore nos bastidores de Animais Fantásticos: Objetos Cenográficos

sexta-feira, abril 22, 2016 A+ a-


No mais recente artigo da Correspondente Pottermore – a jornalista especializada no mundo bruxo – ficamos sabendo mais sobre os objetos cenográficos utilizados nas gravações de Animais Fantásticos e Onde Habitam. O texto a seguir é uma tradução adaptada do artigo publicado no Pottermore esta semana.



Envie uma jornalista ao set de filmagem toda semana por seis meses e ela voltará com centenas de observações. Nesse caso, um surpreendente número delas falam sobre queijo.

Os executivos de Hollywood sempre falaram sobre 'fazer mágica' em filmes. Mas geralmente estão falando da magia figurativa, sensorial, em contar uma história através de imagens em movimento.

No set de Animais Fantásticos e Onde Habitam, estamos falando de fazer magia de verdade. Feitiços, criaturas, maldições. Bruxos, bruxas, varinhas. Magizoologistas malandros em cachecóis amarelos listrados, segurando maletas sem fundo. É mais difícil do que nunca, realmente, saber o que é real e o que não é. Especialmente se você é um jornalista que – olha a revelação aqui – nunca cobriu um filme.

Antes do filme sair em novembro, vou revelar alguns segredos do showbiz. Mas esteja avisado; alguns dos meus métodos de investigação são um pouco grosseiros.

‘Esse brie é real?’ Pergunto a um figurante no set, enquanto afundo meu dedo indicador em uma gosmenta fatia de queijo que esteve no prato o dia todo. ‘Ah, sim. Posso confirmar que o brie nesta cena é bem real. Será que estraguei toda a filmagem por ter amassado o queijo? Presumi que fosse de plástico.’

‘Os pratos são de verdade, então?’ ouço uma voz vindo de baixo. É o Mitch, que é responsável pelos objetos falsos, agachado no chão consertando uma taça de vinho quebrada. Ele está sorrindo ironicamente como o verdadeiro mestre do engano que é.

Eu tenho certeza que os pratos eram de verdade. Eu os toquei mais cedo. Eu os toquei agora de novo, só pra ter certeza. Eles não são verdadeiros. Enquanto eu estava distraída assistindo Jon Voight subir uma escada, o time de objetos cenográficos substituiu os pratos de porcelana genuínos por aqueles pratos de vidro falso.

Quando o objeto falso desta cena em particular chega, Mitch me conta mais a respeito desses pratos criados para quebrarem de maneira limpa e deliberada – criando a ilusão de destruição de forma segura e controlada. Eu olho pra ele como alguém que olha pra um mágico que tira uma moeda da orelha.

Essa não é a primeira vez que estes profissionais do cinema me enganam com seus inteligentes e seguros objetos falsos. Você sabia que eles removem o interior das páginas dos livros para diminuírem o peso? Sabia que eles pegam um objeto pesado, fazem um molde de resina e então criam uma versão mais leve dele com diferentes materiais? E que algumas mesas são feitas de madeira tão leve que você seria capaz de erguê-las com uma mão?

Eles fazem todo tipo de coisas falsas parecerem reais: estantes de livros que não esmagarão Eddie Redmayne, tijolos que não esfolariam o rosto de Colin Farrel e móveis que não machucariam Dan Fogler.

Isso é óbvio quando se paramos para pensar. É claro que existem objetos falsos. Eles não iriam quebrar nenhuma louça de verdade no verdadeiro rosto de Ezra Miller. Mas já parou pra pensar nisso até hoje?



Aparentemente, este é um artigo despretensioso sobre cenografia, mas temos algumas observações a fazer sobre ele. Vamos lá:


  • Pratos – é uma cena que envolve Jon Voight. Talvez eles façam parte da mesa na casa de Queenie e Tina? Ou talvez eles sejam parte daquela louca explosão onde acontece o comício do candidato Shaw?

  • Estantes de livros – por qual motivo elas “não esmagarão Eddie Redmayne”?
  • Tijolos – deve haver alguma explosão com Colin Farrell para que eles explodam de maneira segura, sem ‘esfolar o rosto dele’.
  • Móveis – “…algumas mesas são feitas de madeira tão leve que você seria capaz de erguê-las com uma mão”, então elas são alguns dos ‘móveis que não machucariam Dan Fogler’?
  • Louça – para que eles não quebrem ‘nenhuma louça de verdade no verdadeiro rosto de Ezra Miller.’ Verdadeiro rosto? Hummm...

Quanta violência, né? Quais cenas esses objetos realmente farão parte? Teremos que esperar até dia 17 de Novembro deste ano para descobrir…

O seu correspondente sobre tudo relacionado ao Mundo Bruxo de J.K. Rowling. Continue com a gente também no Facebook, Twitter e Instagram – @wickred.