Melhores Momentos da #HPCelebration 2016
"Fenomenal!" É só o que temos a dizer sobre o maior evento deste ano.
A maior celebração ao mundo de Harry Potter acontece anualmente, em Janeiro, nos parques da Universal Orlando Resort. O evento de três dias conta com diversos parceiros oficiais licenciados, além de convidados do elenco e produção dos filmes.
Neste ano, a celebração contou com os atores Rupert Grint (Rony), Bonnie Wright (Gina), Matthew Lewis (Neville), Evanna Lynch (Luna) e Katie Leung (Cho); além dos convidados especiais que fizeram parte da produção dos oito filmes de Harry Potter e que também estão presente na produção de Animais Fantásticos e Onde Habitam, como a dupla Eduardo Lima e Miraphora Mina (Minalima), o coreógrafo Paul Harris, e o chefe do departamento de criações, Pierre Bohanna.
Nós do WickRed estivemos acompanhando os três dias de evento e iremos destacar os principais acontecimentos que rolaram por lá.
DIA 1 – Sexta-feira, 29 de Janeiro.
Os eventos começaram pela manhã, mas aqueles mais relevantes só tiveram início no meio da tarde. Primeiramente com Rupert Grint e Matthew Lewis participando de uma sessão ao vivo através das redes sociais oficiais dos filmes de Harry Potter, onde interagiram e responderam às diversas perguntas enviadas pelos fãs.
Mais tarde, os atores participaram de uma sessão de perguntas e respostas com a imprensa especializada. Sites como MuggleNet e SnitchSeeker estiveram presentes e realizaram transmissões pelo aplicativo Periscope. Nesta sessão, Rupert Grint informou que havia realizado recentemente o teste do Chapéu Seletor no Pottermore, e que havia sido selecionado para a Lufa-Lufa; Matthew contou que ficou maravilhado com o que viu em sua visita às filmagens de Animais Fantásticos, além de informar que não voltaria a interpretar Neville pois acredita que a história do personagem está completa, e que é hora de seguir em frente, ao contrário de Evanna, que aceitaria num piscar de olhos interpretar Luna novamente. Perguntados quais objetos das gravações eles "pegaram emprestado", Rupert admite ter pego o número 4, da Rua dos Alfeneiros; Katie admite ter levado uma das colheres do banquete.
O Pottermore deixou os visitantes (e fãs que acompanhavam o evento pelas redes sociais) completamente entusiasmados com um imenso e inédito mapa-múndi bruxo interativo (apenas ao utilizar o aplicativo Blippar), revelando que existem ao todo onze Escolas de Magia no mundo, juntamente com um novo texto de J.K. Rowling publicado no Pottermore.
Mais tarde, durante a cerimônia de abertura do evento, Evanna Lynch subiu ao palco para apresentar mais novidades do site, que liberou o nome e informações sobre quatro escolas:
A primeira delas foi Castelobruxo (Brasil), seguido por Mahoutokoro (Japão), Uagadou (África) e por último Ilverorny (Estados Unidos), que por enquanto ainda não teve informações e detalhes liberados, mas que estará presente no filme Animais Fantásticos e Onde Habitam. Entretanto, restam ainda quatro nomes e localizações a serem revelados.
Com a novidade, os fãs entraram em êxtase nas redes sociais e começaram a enviar perguntas sobre diversas coisas a respeito das escolas. Neste momento, J.K. Rowling
Também durante a cerimônia de abertura, o representante da Harry Potter: The Exhibit, Eddie Newquist, subiu ao palco e convidou Matthew Lewis para anunciar que a próxima cidade a receber a exposição será Bruxelas, na Bélgica, a partir de 30 de Junho deste ano. Atualmente, a Exibição se encontra em Xangai, na China, teve sua turnê mundial estendida até 2020, e passará por diversas cidades ao longo dos próximos anos.
Eddie e Matthew também anunciaram que haverá um concurso para um Correspondente Pottermore especial que viajará com um amigo até Bruxelas! O vencedor terá à sua disposição uma equipe de filmagens e transmissão de notícias para cobrir a inauguração da Exibição (detalhes serão adicionados ao Pottermore em breve).
DIA 2 – Sábado, 30 de Janeiro.
No segundo dia foi a vez de Katie Leung e Bonnie Wright participarem de uma sessão ao vivo com os fãs online, também através das redes sociais oficiais dos filmes de Harry Potter. Um momento notável dessa transmissão foi a empolgação de Bonnie ao ser questionada se ela gostaria de visitar o Brasil. "Sim! Eu adoraria visitar!", respondeu ela bastante empolgada e interessada (fica a dica para as promotoras de eventos!).
Mais tarde, Matthew Lewis surpreendeu fãs que estavam assistindo à palesta 'Exposição pelo Mundo' com Eddie Newquist e Alan Gilmore, dedicada a falar sobre atrações como a Harry Potter: The Exhibit e o próprio parque temático, The Wizarding World of Harry Potter. Algumas das mais relevantes informações que tivemos durante este painel foram: o interesse da equipe criativa dos parques em recriar o Ministério da Magia como próxima atração; e a motocicleta que Hagrid estará no novo parque de Harry Potter, na Universal Studios Hollywood (que inaugura dia 7 de Abril!). Além disso, ao final do painel uma fã foi sorteada e recebeu uma Goles previamente autografada por James Phelps (Fred Weasley), Oliver Phelps (George Weasley), além de Matthew Lewis e Alan Gilmore.
Partindo agora para o painel com a dupla de designers gráficos Minalima, que trouxeram algumas curiosidades e informações sobre os bastidores dos oito filmes da série Harry Potter. Primeiramente, fomos informados que ambos passaram pela seleção do Chapéu no Pottermore: ela é da Lufa-Lufa, enquanto ele é da Corvinal. Continuando, eles contaram que precisaram pensar como Snape para fazer as anotações do personagem contidas no livro de poções que Harry usa em 'Enigma do Príncipe'. Quanto ao objeto favorito criado por eles, Eduardo diz que adora o jornal do Profeta Diário, enquanto o favorito de Mina é o Mapa do Maroto; aliás, os objetos mais difíceis de criar foram os objetos trouxas. Eles também mencionaram a importância dos objetos no desenvolver da história e como eles são importantes para transmitir a identidade de cada um deles. Quando os fãs perguntaram se existe algum design que eles refariam, Eduardo respondeu que gostaria de refazer a embalagem do Suco de Abóbora.
Em um outro painel, o das criações de objetos para os filmes com Pierre Bohanna, ele contou que as varinhas representam o personagem, e que foram enviadas vários modelos para que J.K. Rowling escolhesse a de Harry; diversas varinhas idênticas foram feitas, incluindo algumas de borracha para cenas com dublês. O responsável pelo aprimoramento e detalhes das varinhas foi o diretor Alfonso Cuáron (Prisioneiro de Azkaban). Ficamos sabendo também que Helena Bonham Carter escolheu a varinha de Belatriz Lestrange por se parecer com um dedo curvo de bruxa, que a varinha mais demorada de se fazer foi a do professor Slughorn, e que Ralph Fiennes (Lorde Voldemort) esteve envolvido no processo de desenvolvimento de sua varinha pois queria que ela tivesse um equilíbrio perfeito em sua mão. Tecnicamente falando, Pierre disse que a varinha de Gregorovich foi bem difícil; e que a sua favorita é a da professora McGonagall. Ele comentou que foram criados mais de cinquenta mil objetos para o cofre de Belatriz.
Pierre e sua equipe também estão no time de produção de Animais Fantásticos e contou que eles passaram horas desenvolvendo a maleta de Newt. Ele revelou que varinha de Newt contém cal, restos de conchas e ossos (provavelmente de animais mortos), mas a
Matthew foi convidado e ao palco, onde estão também o Chapéu Seletor e a Espada de Gryffindor. Ficamos sabendo que foi criada uma espada retrátil que pudesse ser puxada de dentro do Chapéu. Matthew também contou que eles tiveram aulas individualmente para as cenas de combate com varinhas e que gostaria que Trevor fosse cenográfico, porque o sapo odiava ser carregado e vivia fazendo xixi nele.
Durante o evento principal da noite, outro painel de perguntas e respostas com os cinco atores começava. Rupert respondeu a um fã que seu animago seria uma aranha, e que se Rony tivesse uma música tema seria 'Lego House', do Ed Sheeran. Ele também disse que ria em diversos momentos inapropriados, como a cena deletada do funeral de Dumbledore. Quanto ao filme favorito deles: Rupert escolheu Pedra Filosofal, Bonnie escolheu Câmara Secreta, Evanna ficou com Enigma do Príncipe, Katie ama Cálice de Fogo, Matthew escolheu Relíquias da Morte P2.
Já no fim do dia, fomos surpreendidos com um vídeo inédito dos bastidores do filme Animais Fantásticos e Onde Habitam, além de um outro vídeo exclusivo com os bastidores da produção da peça Harry Potter and the Cursed Child.
DIA 3 – Domingo, 31 de Janeiro.
No último dia do evento, não tivemos nada de tão especial quanto nos dois primeiros, visto que a maioria dos painéis se repetiram. As únicas novidades a serem ressaltadas são algumas informações e curiosidades da produção dos filmes, além da sessão ao vivo com Evanna Lynch.
Dentre elas, Pierre Bohanna comentou que as varinhas dos filmes geralmente eram feitas com madeiras nobres, tipo jacarandá e ébano; as vassouras eram a parte mais legal de se fazer, e os protótipos dos Balaços eram feitos de ferro. E durante o painel Minalima, ficamos sabendo que é a caligrafia da Mina que está presente no Mapa do Maroto, e que todos os livros de Hogwarts possuem pelo menos 20 páginas propriamente criadas para leitura. Eles contaram também que os produtos da loja dos Weasley demoraram 7 meses para serem criados, apesar de só aparecerem por 1 minuto e 13 segundos em todo o filme.
Já no painel final de perguntas, o elenco se reuniu mais uma vez para contar algumas experiências dos filmes, como o fato de que a mãe do Matthew o ajudou a melhorar sua assinatura. Rupert respondeu a uma fã que havia perguntado a ele quais as principais diferenças entre trabalhar com filmes e peças de teatro, no que ele respondeu "você não revê, é algo único". Bonnie surpreendeu ao revelar que não bebiam Cerveja Amanteigada nos filmes, e que foi primeira vez que eles a provaram foi lá no parque.
Em relação a Alan Rickman, Rupert comentou que Alan dizia pra ele relaxar o rosto durante as cenas, Matthew disse que admirava seu profissionalismo e humor, Evanna disse que ele sempre foi muito comprometido aos personagens que interpretava, Katie comentou que ele costumava dizer que por serem atores, são responsáveis por influenciar a mudança no mundo, e Bonnie terminou dizendo que era um privilégio poder estar do lado de pessoas tão inspiradoras e carismáticas como o Alan. Uma das coisas mais legais deste painel foi o fato de Bonnie revelar que ela tinha 9 anos e 3/4 (9 meses) quando esteve pela primeira vez nas cenas da Plataforma 9 ¾, e que foi muito legal poder ter encerrado o filme lá. Finalmente, em relação aos animais fantásticos que gostariam de ter como bichos de estimação, Bonnie escolheu um Mini-Pufe, Katie um Hipogrifo e Evanna gostaria de ter um Amasso.
Pronto. Tudo o que você precisava saber sobre a Celebration desse ano. Já escolhei qual foi seu momento preferido? Conta pra gente!