O site do Wickred foi descontinuado e não será mais atualizado. Entretanto, o arcervo de conteúdos traduzidos, bem como os demais materiais publicado, serão mantidos como arquivo para os fãs consultarem eventualmente. Caso se depare com algum link quebrado, por favor, substitua o domínio "www.wickred.com.br" por "pottermorebrazil.blogspot.com" na barra de endereços. Não deixei de creditar nosso trabalho, caso compartilhe algo daqui.

Agradecemos a todos os nossos leitores, antigos e novos, por todo apoio.

— Equipe Wickred.

Tradução de ‘Vestes’, texto de J.K Rowling ao Pottermore

sábado, agosto 29, 2015 A+ a-


A maioria dos bruxos que transitam pela comunidade trouxa podem se revelar uns aos outros usando as cores roxo e verde, inclusive combinando ambas. No entanto, esse não nada mais do que um acordo de cavalheiros, e não é obrigatório seguir isso. Muitos membros da comunidade bruxa preferem vestir suas cores favoritas quando estão por aí no mundo trouxa, ou adotar o preto como uma cor prática, especialmente quando viajam à noite.

O Estatuto Internacional de Sigilo explicita um guia de vestimenta para bruxas e bruxos, para quando estão em público:

Quando misturados com os trouxas, bruxos e bruxas adotarão completamente o modo de vestir dos trouxas, que deverá estar o mais próximo possível da moda da época. As vestes devem ser apropriadas ao clima, região geográfica e ocasião. Nada que destaque o bruxo ou bruxa ou lhes deixe em evidência deve ser vestido na frente dos trouxas.

Apesar dessas instruções claras, contravenções de vestuário tem sido uma das infrações mais comuns do Estatuto Internacional do Sigilo desde sua criação. As gerações mais jovens sempre tenderam a estar mais bem informadas sobre a cultura trouxa em geral; quando crianças, eles se misturam livremente com seus colegas; mais tarde, quando eles ingressam em suas carreiras mágicas, se torna mais difícil manter contato com o vestuário trouxa. Bruxas e bruxos mais velhos são comumente e irreparavelmente desatualizados, por conta das rápidas mudanças na moda trouxa; tendo comprado um par de calças de mergulho psicodélicas em sua juventude, eles ficam indignados ao serem interrogados diante da Suprema Corte dos Bruxos cinquenta anos depois, por despertarem uma indignação geral em um funeral trouxa.

O Ministério da Magia nem sempre é tão estrito. Uma amnésia de um dia foi anunciada no dia que foi anunciado o desaparecimento de Lorde Voldemort, seguida da sobrevivência de Harry Potter à Maldição da Morte. Tal foi a agitação que bruxas e bruxos tomaram as ruas em suas roupas tradicionais, os quais eles haviam esquecido ou adotado como forma de celebração.

Alguns membros da comunidade mágica saem às ruas deliberadamente para quebrar a cláusula da vestimenta presente no Estatuto de Sigilo. Um movimento marginal que se intitula Ar Fresco Refresca Totalmente (A.F.R.T)* — N.W.: em inglês, F.A.R.T (uma sigla para a palavra “PUM”) — insiste que as calças trouxas ‘contém o fluxo mágico na fonte’ e insiste em usar vestes em público, a despeito dos repetidos avisos e multas.** Menos usual, bruxos deliberadamente adotam vestimentas trouxas hilárias, como anáguas de crinolina gastas juntamente com um sombreiro e chuteiras de futebol.***

Em geral, as vestes bruxas permaneceram fora de moda, embora pequenas alterações tenham sido feitas a fim transformá-las em vestes de gala. As roupas de bruxos mais ricos compreendem diversas vestes, usadas ou não com o tradicional chapéu pontudo, e sempre serão usadas em ocasiões formais como batizados, casamentos ou funerais. As vestes femininas tendem a ser mais longas. As roupas bruxas, pode se dizer, estão congeladas no tempo, remontando ao século XVII, quando eles entraram para a clandestinidade. Sua aderência nostálgica a essa forma ultrapassada de se vestir pode ser vista como uma forma de se agarrar ao passado e aos velhos tempos; uma questão de orgulho cultural.

Dia após dia, no entanto, mesmo aqueles que detestam a moda trouxa, usam roupas trouxas; que são inegavelmente mais práticas comparadas com as vestes. Anti-trouxas tentarão inclusive demonstrar sua superioridade ao adotar deliberadamente um estilo extravagante, brega ou exagerado em público


* Presidente Archie Aymslowe
**Até a data, eles parecem ser vistos como membros cults da sociedade trouxa.
*** Esses geralmente são entendidos pelos trouxas como estudantes revoltados.

— § —

Traduzido originalmente de Clothing. © Pottermore.
Nós aceitamos e incentivamos a divulgação do nosso trabalho se acompanhado dos devidos créditos.

O seu correspondente sobre tudo relacionado ao Mundo Bruxo de J.K. Rowling. Continue com a gente também no Facebook, Twitter e Instagram – @wickred.