David Yates e Heyman espalham segredos de Animais Fantásticos: Paris, Dumbledore, Depp, Credence e mais!
Confira a tradução da conversa do site The Leaky Cauldron com David Yates e David Heyman!
Nosso dia entrevistando os astros e a equipe de Animais Fantásticos começou em uma conversa animada com os dois Davids: o diretor de Harry Potter, David Yates, e o produtor de Harry Potter, David Heyman. Ambos voltaram para reunir a equipe dos sonhos e J.K. Rowling, e levar os fãs de Harry Potter de volta ao mundo mágico.
Os Davids tinham muito a dizer sobre o segundo filme de Animais Fantásticos! Sim, já tinham. [Se você não quiser saber *muitos* spoilers, pare de ler.] Sabemos que o primeiro filme será lançado na próxima semana, mas, no segundo filme, Dumbledore está de volta! David Yates disse, no início da entrevista, que Jo tinha todos os filmes de Animais Fantásticos “borbulhando” em sua cabeça, embora ainda esteja ajustando os detalhes. Ele então confirmou que o jovem Dumbledore faria sua grande entrada no segundo filme, dizendo:
“No segundo filme, Dumbledore está de volta. Há algumas boas cenas com Newt. Só temos que descobrir quem o interpretaria. Alguma ideia?” E os Davids pediram sugestões em tom de brincadeira. Com uma risada, Jared Harris, o filho de Richard Harris (o Dumbledore no primeiro e segundo Harry Potter) foi sugerido na mesa como um favorito dos fãs. Eles ainda confirmaram que NÃO seria Michael Gambon. David Yates disse com firmeza, “não, não vai ser Michael Gambon. Precisamos de um Dumbledore mais novo. Jared Harris é um ótimo ator. Mas, e aí? Alguma recomendação?” Pedimos que fosse alguém alto.
Junto com alguns personagens britânicos bem familiares, Animais Fantásticos voltará para a Europa. David Yates confirmou que, sem dúvida, o próximo filme se passará principalmente em Paris. “Nós confirmamos!” Yates disse, rapidamente, com um sorriso. “Voltamos ao Reino Unido no segundo filme também - ao Reino Unido e a Paris. Não tenho certeza de onde Jo está imaginando o resto dos filmes, mas eles serão centrados na Europa. Acho que será difícil ignorar a América, mas o próximo é predominantemente europeu.”
Jo sempre se concentrou no mundo real, seus discursos e problemas, principalmente envolvendo crianças. Temas atemporais como intolerância, ser estigmatizado ou estranho e o mundo dividido, são tão importantes agora quanto nos anos 1920. Um dos focos de Jo é a importância das crianças. Quando perguntei a David Yates e Heyman se, apesar de ter um elenco formado principalmente por adultos, as crianças e jovens continuariam a ter seu papel na série, disseram que sim.
Yates disse: “O que eu acho realmente poderoso em seu trabalho é que ela (Jo) não tem medo de levar as crianças a lugares sombrios. Não tem medo de contar histórias desse tipo, de explorar o quão assustador o mundo pode ser. Estávamos preocupados no início do processo, ‘as crianças vão gostar do filme?’, tem algumas ideias sombrias. Mas a Jo sempre fez isso, ela sabe muito bem lidar com assuntos como a morte, o luto, e personagens corrosivos e perigosos. Acho que isso vai continuar, e que o público mais jovem será capaz de continuar se envolvendo com esta história e lidando com esses temas de adulto, e ser apresentado aos temas adultos”.
Heyman concordou com Yates dizendo: “Mas, de certa forma, acho que estes quatro personagens [principais] têm algumas características infantis. Existe uma inocência, como se fossem crianças crescidas... Sobre a escuridão. Primeiro, a escuridão não é tão escura. Em segundo, a escuridão é uma constante na literatura infantil clássica. Você sabe, você conhece os contos de fadas dos Grimm, Roald Dahl. Eram quase histórias preparatórias, preparando crianças para os desafios da vida. Na verdade, as crianças são, geralmente, como nós vemos com os Potters e com qualquer coisa que eu fiz, elas são muito mais confiantes sobre ir a esse lugar sombrio. Elas gostam porque faz se sentirem mais velhas, não se sentem protegidas, o que eu acho uma coisa positiva.
“Seguindo, no próximo roteiro, Modesty não fará parte da próxima história. Credence, veremos Credence mais a frente. Ele se torna crucial na verdade, Credence é muito crucial”, disse Yates.
Falando de personagens fundamentais... Na semana passada, vazou que Johnny Depp participaria da série Animais Fantásticos, provavelmente como Grindelwald. David Yates e David Heyman confirmaram, e ficaram surpresos que o segredo não tivesse sido divulgado mais cedo.
“Filmamos cedo”, disseram os dois. “Fiquei maravilhado”, acrescentou Heyman. “Foi completamente maluco. Eu estava convencido disso [que seria vazado] você não consegue manter muitos segredos hoje em dia, especialmente algo assim! Quando ele veio para Leavesden filmamos por dois dias... e não vazou. Isso é loucura.”
“Jurado em segredo,” David Yates acrescentou com um sorriso.
David Heyman olhou para Yate. “Bom, as pessoas tendem a quebrar promessas.”
Um monte de drama e comentários ridículos cercam a questão de Jonny Depp em Animais Fantásticos desde que a notícia vazou. Muitos fãs estão preocupados com o atual escândalo de abuso doméstico de Depp.
David Yates explicou porque escolheram Depp, “o mais importante para lançar o filme foi achar o melhor ator. Ache o mais inspirado, interessante, certo para o personagem. E a medida que nos aproximávamos de Grindelwald, pensávamos: “quem vai levar isso numa direção interessante?” É um estranho e velho negócio. Você é brilhante em uma semana, as pessoas estão dizendo coisas estranhas no próximo, você sobe desce. Mas ninguém tira seu talento.”
“Johnny Depp é um verdadeiro artista. Ele criou vários personagens que ressoam na cultura popular. É um ator brilhante, brilhante. Estávamos entusiasmados em ver o que ele faria com esse cara, o personagem. Ele é destemido, é imaginativo, ambicioso. Pensamos que ele faria algo divertido e especial. Então fomos com ele, simplesmente nessa base egoísta. Não nos importamos se ele é famoso ou não. Só sabemos que ele é interessante.”
David Heyman entrou na conversa com algumas palavras sobre o assunto. “Grindelwald é um personagem icônico, por isso era importante ter alguém com esse peso. Há uma razão porque ele tem esse peso. É porque ele é um bom ator e que faz escolhas inesperadas.”
Lembrei aos Davids que os filmes tem o título “Animais Fantásticos e Onde Habitam” e, com o anúncio de Grindelwarld, parece que os animais vão pegar o assento traseiro em uma nova história no estilo Voldemort-Harry. David Yates disse que sim, “até agora, os animais aparecem um pouco menos no segundo filme, e Grindelwald toma mais o primeiro plano. Até agora. Mas amamos muito os animais. Há uma fera incrível no segundo filme - uma besta chinesa, na verdade - que é o destaque. Estamos pensando, com Jo, em como colocar algumas criaturas novas no segundo filme.”
Heyman tinha uma resposta mais filosófica, e nós amamos. “De certa forma, os animais são as criaturas nesse caso. Mas também são a besta em cada um de nós. [...] Acho que as criaturas continuarão a desempenhar um papel de alguma forma. É também uma parte do que Jo escreve. São as consequências da repressão.”
Tendo terminado de gravar a última cena há apenas três semanas, muito não chegou ao filme no final. Os Davids confirmaram que haverá bastante cenas e recursos extras no DVD e Blu Ray. Algumas destas cenas eram as favoritas de David Yates, incluindo uma cena “linda” de Jacob sendo “derrubado” por sua namorada. “É uma cena muito linda, e isso estará nos extras do DVD”, lamentou Yates. “Tem muitas,” disse Heyman. “É incrível”, continuou Yates, “todas as cenas funcionaram muito bem sozinhas, individualmente, mas quando você as quer - eu as estava observando com Mark, meu editor, na outra semana, e pensei 'POR QUE NÓS TIRAMOS ISSO? É ÓTIMO!’ - então, no contexto, não se prende completamente sozinha. Não tem o impulso necessário.”
“Tiramos mais cenas do que em qualquer um dos outros Potters,” Heyman disse.
A fala que conquistou o coração das pessoas, “Eu queria ser um bruxo”, de Dan, não está no filme. Contudo, estão vendendo camisetas com a citação. David Yates explicou o contexto disso, dizendo que “é uma grande cena. Alison e Katherine, eles fazem uma pequena canção sobre sua velha escola - a canção de Ilvermorny - e consegui que Alison a escrevesse, porque ela é muito talentosa. Então, ela escreveu esta canção absolutamente linda, e eles ficam lá em cima e cantam juntos. Os meninos observam e, enquanto estavam observando, se apaixonam lentamente. É lindo. Francamente, é a minha cena favorita do filme. Mas a dinâmica da história estava começando a se arrastar um pouco. Mas estará nos extras do DVD.”
Graças a Deus, não gostaríamos de perder nenhuma dessas cenas, principalmente se são as favoritas de David Yates.
David Yates falou sobre como se sentiu livre em não trabalhar a partir de uma adaptação de livro, mas sim diretamente com um roteiro de Jo. “Quando você está adaptando algo tem sempre um eco estranho. Nunca vai ser tão profundo quanto você quer, como quando você abrir aquela página. Mas como um filme é de uma forma diferente.” Ele disse que há algo “mais fresco” em ir direto para o cinema. Heyman elogiou a equipe de Potter - Stewart Craig, Coleen Atwood, Jany Temime - por criar o mundo como se fosse real, ao invés de fantasia. Acrescentou que a magia dos animais está em David Yates querer que eles sejam enraizados no mundo real. “O mundo real é tão extraordinário quanto qualquer coisa que você possa inventar.”
Quando perguntado se ele dirigiria os cinco filmes, David Yates expressou o quanto amava Jo e David Heyman, mas teria que pegar um filme de cada vez. Ele definitivamente dirigirá o próximo.
Tradução: Karina Sanches
Revisão: Pedro Antonio
Não deixe de visitar o Wickred constantemente para mais novidades sobre o mundo bruxo. Acompanhe-nos também nas redes sociais: