O site do Wickred foi descontinuado e não será mais atualizado. Entretanto, o arcervo de conteúdos traduzidos, bem como os demais materiais publicado, serão mantidos como arquivo para os fãs consultarem eventualmente. Caso se depare com algum link quebrado, por favor, substitua o domínio "www.wickred.com.br" por "pottermorebrazil.blogspot.com" na barra de endereços. Não deixei de creditar nosso trabalho, caso compartilhe algo daqui.

Agradecemos a todos os nossos leitores, antigos e novos, por todo apoio.

— Equipe Wickred.

Tudo sobre a primeira edição de #HarryPotterIlustrado

terça-feira, outubro 06, 2015 A+ a-


Em dezembro de 2013, as editoras britânica e norte-americana dos livros de Harry Potter, Bloomsbury e Scholastic respectivamente, anunciaram que a série literária de maior sucesso da história seria relançada em uma nova coleção especial, pela primeira vez, completamente ilustrada.

Jim Kay, um ilustrador britânico premiado com a Medalha Kate Greenaway em reconhecimento à “notáveis ilustrações para livros infantis”, será o responsável por colorir a série. O primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, chega às livrarias inglesas dia 6 de Outubro de 2015, e seus subsequentes títulos serão lançados anualmente, recriando os padrões de publicação original iniciado em Londres no ano de 1997, enquanto desenvolve novos leitores à medida que eles, Harry e seus amigos, crescem juntos.

“O projeto da minha vida” trouxe “uma explosiva sensação de alegria, seguida de um pânico instantâneo congelante”, disse Kay ao The Guardian. “Criar os personagens, as roupas, a arquitetura e paisagens para o, possivelmente, mais extenso mundo da fantasia na literatura infantil, ora, vamos dizer que eu estou extremamente animado com isso, …No entanto, eu também estou consciente da enorme responsabilidade que isso representa. Quero ter certeza de que farei o melhor trabalho que eu puder.”

Jim contou que escolher um personagem favorito do universo de J.K. Rowling é como “tentar escolher o objeto mais brilhante do Caverna de Aladim, você acaba por pegar um tesouro, e outra jóia chama a sua atenção”, acrescentando que a sua imaginação foi capturada na concepção de uma Hogwarts “sustentada por magia – [isso] é mais difícil do que você imagina”.


Para Kay, o ponto de partida para uma tal encomenda é óbvio: o texto. “A história é tudo,” explica, “portanto, eu quero trazer o que eu puder para realmente mostrar a profundidade das histórias de Rowling da melhor forma”. Como fã da série, Kay ingressou neste universo através do audiolivro de Harry Potter e a Pedra Filosofal, narrado pelo inglês Stephen Fry. A criação de um mundo inteiro por Rowling é um tanto mágica, complementou. “É como um feitiço que salta de pessoa em pessoa, ricocheteia e continua. Eu quero manter essa magia fluindo, talvez adicionando meu próprio toque minimamente, se possível. Espero que ao longo dos anos vejamos muitos outros diferentes ilustradores terem esta oportunidade, da mesma maneira que Alice no País das Maravilhas inspirou artistas durante mais de um século.”

Jim Kay contou ao The Telegraph que esta primeira edição da série levou quase dois anos para ficar pronta, enquanto trabalhava os sete dias da semana. Ele diz “não sou conhecido por ter um estilo artístico alegre nas ilustrações.” Ainda, existe o fato de que os filmes de Harry Potter visualizaram o universo de forma tão completa – por que fazê-lo de novo?, questiona. Além disso, é claro, existe a pressão. Como disse Kay: “Você não quer ser conhecido como a pessoa que arruinou o livro infantil mais popular da história.”




Segundo o The Telegraph, a edição ilustrada de Jim Kay é um triunfo – um livro tão vivo que parece saltar das suas mãos enquanto se lê. J.K. Rowling, inclusive, já deu seu selo de aprovação publicamente:
Essa é inclusive a mensagem escrita na contracapa. 
Ela também escreveu a ele privadamente. “Ela me enviou uma carta realmente adorável, e foi a primeira vez que isso me atingiu e que me fez notar que está acontecendo de verdade,” ele disse. “Imagine que você é um vigário que encontra um post-it de Deus na sua geladeira. Foi assim [que eu me senti].”

O editor Gabriel Pimenteu, do site O Profeta Diário, legendou o recente vídeo divulgado pela Bloomsbury onde Jim Kay fala de seu processo criativo, seu estúdio, inspirações e mostra um pouco do trabalho – já em andamento – das ilustrações de Harry Potter e a Câmara Secreta. Confira:



Sobre a edição…

Segundo a Amazon dos Estados Unidos, a edição inglesa ilustrada de Harry Potter e a Pedra Filosofal consiste em 256 páginas, 70 a menos que a edição original, capa dura, e acompanhará um pouco mais de 100 ilustrações, em torno de 5 artes por capítulo. O valor da edição regular é de $39,99 (na Amazon US); a edição de luxo encontra-se em pré-venda por £150.00 (no site da Bloomsbury).

Isso nos faz pensar: e quando esta coleção chegar em Ordem da Fênix, que é o título mais longo da série? São 38 capítulos que, se mantida a taxa de ilustrações/capítulo dessa primeira edição, resultará em – no mínimo – 190 ilustrações. Somando todos os livros, há 198 capítulos (199 se contarmos o epílogo), então podemos esperar por muitas artes fascinantes.

Edição em Português

Enquanto isso no Brasil, caso queira uma edição totalmente em português é preciso aguardar a publicação da Editora Rocco, que já confirmou através desse comunicado que a versão nacional chega às lojas em 2016, sem data confirmada até o momento.

Atualizado: a Editora Rocco anunciou que a edição chega às livrarias do Brasil no dia 7 de Junho de 2016.

–– ❖ ––

Qual suas opinião sobre esta edição? 
Pretende importar sua edição enquanto a versão brasileira não é lançada? 
Conta pra gente nos comentários!