Tradução de 'Bichos-Papões', texto escrito por J.K Rowling ao Pottermore
Um bicho-papão é uma criatura transformista, que assumirá qualquer que seja a forma daquilo que mais assustar a pessoa que o encontrar. Ninguém sabe como o bicho-papão é quando não há ninguém para vê-lo, embora ele continue existindo, geralmente evidenciando sua presença através de barulhos, chacoalhando ou arranhando o objeto no qual está escondido. Bichos-papões gostam de espaços pequenos, mas podem ser encontrados espreitando nas florestas ou em cantos escuros.
O quanto mais assustada for a pessoa, mais suscetível ela será ao bicho-papão. Trouxas, igualmente, sentem a sua presença e podem até vê-los de relance, embora pareçam menos capazes de ver com clareza e geralmente são facilmente convencidos de que o bicho-papão foi fruto de suas imaginações.
Como o poltergeist, o bicho-papão não está nem nunca esteve realmente vivo. Ele é um dos estranhos não-seres que povoam o mundo mágico, para qual não há um equivalente no reino trouxa. Bichos-papões podem ser eliminados, porém mais deles inevitavelmente surgirão para ocupar o espaço do outro. Assim como os poltergeists e os sinistros dementadores, eles parecem ser gerados e sustentados pelas emoções humanas.
O feitiço que derrota o bicho-papão pode ser difícil, pois envolve transformar a criatura em algo engraçado, e assim o medo pode ser afastado pela diversão. Se o produtor do feitiço for capaz de rir em voz alta diante do bicho-papão, este desaparecerá de uma vez. O encantamento é ‘Riddikulus’ e a intenção é forçar o bicho-papão a assumir uma figura menos assustadora e cômica.
Bichos-papões famosos incluem o Velho Bicho-Papão de Canterbury (o qual os trouxas locais acreditavam ser um eremita louco e canibal que vivia em uma caverna; na realidade era um bicho-papão particularmente pequeno que aprendera a fazer a maioria dos ecos); o Ameaçador Bicho-Papão da Velha Londres (um bicho-papão que tomou a forma de um ladrão assassino que rondou as ruas da Londres do século dezenove, mas que podia ser reduzido a um hamster com um simples encantamento); e o Bicho-Papão Gritador de Strathtully (um bicho-papão escocês que se alimentou dos medos dos trouxas locais ao ponto de se tornar uma sombra negra elefantina, com olhos brancos e brilhantes, mas que Lyall Lupin, do Ministério da Magia, eventualmente prendeu em uma caixa de fósforos.
— § —
Traduzido originalmente de Boggarts. © Pottermore.
Nós aceitamos e incentivamos a divulgação do nosso trabalho se acompanhado dos devidos créditos.