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Mudanças radicais no Novo Pottermore

sexta-feira, setembro 11, 2015 A+ a-


O Pottermore, website que foi construído para estender a marca Harry Potter online e vender os edições digitais dos sete livros, está para ser relançado com um redesign e abordagem totalmente novos. A nova e primeira versão móvel trará jogos, focará mais no seu público principal (jovens adultos), e permitirá que seu conteúdo seja indexado pelos sites de busca (isso facilitará, por exemplo, caso alguém queira buscar no Google por algum conteúdo inédito publicado por lá).

A novidade, que está para ser revelada nas próximas semanas, é uma estratégia que visa mudar sua antiga proposta (que focava em introduzir novos leitores ao universo mágico) para enfim agradar aqueles usuários que cresceram junto com os livros e agora desejam explorar mais das facetas deste universo.

Susan Jurevics, atual CEO do site, disse que as mudanças foram conduzidas em torno dos principais usuários da plataforma, como a tecnologia se desenvolveu desde seu lançamento oficial, e como isso precisam refletir no universo de Harry Potter, não mais confinado aos sete títulos literários. Uma peça teatral está em desenvolvimento (Harry Potter and the Cursed Child), e o primeiro de três novos filmes, “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, está para ser lançado também no próximo ano.

Susan disse que o Pottermore precisava proporcionar à autora J.K. Rowling uma plataforma mais acessível onde ela pudesse mostrar seus conteúdos escritos à respeito do mundo mágico. O novo site conta com um novo logotipo, escrito pela própria caligrafia de Rowling (imagem que ilustra este artigo).

Ela contou ao The Bookseller: “Quando o Pottermore começou, ele foi posicionado para atingir a nova geração de leitores, e essa geração era praticamente focada em crianças. Assim, o site atual gamificou [no sentido de jogos] o conteúdo, tornando-o muito simplista em termos de colecionar coisas e lançar feitiços. Isso era apropriado para crianças, mas elas não era realmente o público-alvo.

Susan também informou que a base de usuários era “predominantemente jovens-adultos e mulheres”, algo que ela veio descobrir ‘muito rapidamente’, logo após deixar a vice-presidência sênior da Sony para se juntar ao time do Pottermore, em Outubro de 2013, tornando-se a responsável pelo marketing da companhia.

O relançamento reflete avanços tecnológicos na maneira que os usuários agora acessam os sites de conteúdo. Susan disse: “partindo do ponto de vista tecnológico, quando o Pottermore foi planejado, o iPad nem sequer havia sido lançado […]. O Pottermore atual é muito voltado para uma experiência direta no computador ou laptops, e esse tipo de uso está deixando de ser o principal meio de acesso. O novo Pottermore será voltado aos smartphones para refletir as ‘mudanças fundamentais no comportamento do usuário’, com um conteúdo desenhado para telas touch.


Talvez a mais significante transformação seja a remoção do conceito central por trás do site original, que exigia dos usuários se tornarem membros de uma Hogwarts virtual enquanto progrediam através da história dos sete livros principais para explorarem todo o site. Para Susan, a mudança mostra que a série Harry Potter evoluiu para fora dos livros.

Ela disse: “[J.K. Rowling] reflete à respeito do mundo real e evolui isso através de muitos novos escritos, como por exemplo quando ela criou a Copa Mundial de Quadribol (2014).

Mas, sob uma narrativa mais linear que tínhamos —focada nos livros, não havia espaço para isso. Agora ela pode escrever conteúdos sobre o amplo mundo mágico, mas não necessariamente ancorá-los a um dos sete livros.


O Pottermore emprega atualmente 35 pessoas. Susan disse que eles precisavam continuar com o processo de lançar os livros online sequencialmente, ao mesmo tempo que planejam o relançamento com um novo time. “Respeitamos o que foi construído no passado, foi revolucionário. Mas precisávamos mudar tudo para lidar com esses pontos-chave (quem são os usuários e como eles acessam a web), o conjunto de habilidades [da equipe] é diferente e alguns dos funcionários também. Não se muda isso da noite pro dia.

A diretora de produto Anna Rafferty disse: “Estamos abrindo todo o conteúdo —este mundo está expandindo e queremos que as pessoas tenham acesso a tudo aquilo, sejam eles superfãs ou não. Não é mais uma experiência linear. Não é um livro. Você não lê um website desde a página inicial até o capítulo 1 e 2, e precisávamos refletir isso. Iriam haver centenas de milhares de páginas. É um mundo imersivo, mas que te permite revisitá-lo.” Rafferty disse que o novo site irá apresentar três vezes mais conteúdo novo como também material vindo dos livros.

Pela primeira vez, o conteúdo do Pottermore se tornará disponível aos sites de busca e indexadores, com conteúdo adicional derivado de diversas fontes, incluindo a produtora Warner Bros. e outras franquias. Anna disse que a companhia também esteve “trabalhando junto” à editora original dos livros, a Bloomsbury, que em Outubro lançará a primeira edição completamente ilustrada da série Harry Potter, com artes do ilustrador Jim Kay. O Pottermore irá a partir de agora proporcionar grandes oportunidades para outras franquias que desejam lançar no mercado seus próprios conteúdos relacionados à Harry Potter. Além disso, contará com seu próprio time editorial, liderado por Rafferty, visando estabelecer o Pottermore segundo o que ela descreve como “o coração digital do mundo mágico, com conteúdo compartilhável e listável.



Haverão também maiores oportunidades para J.K. Rowling adicionar mais conteúdo de forma mais visível. Rafferty disse: “Queremos dar [aos fãs] mais e nós estamos dispostos a dá-los depressa. Isto se tornará um verdadeiro centro de informações —e um autêntico coração.

Susan disse que o time do Pottermore estava consciente do tempo da mudança, pois contava com um pequeno público devoto aos elementos jogáveis do site atual. “Estivemos trabalhando nisso, mas não é uma decisão arbitrária. Nós planejamos tudo o que estamos fazendo de maneira calculada. Não agradaremos cada um dos nossos usuários, mas estamos nos certificando de ser comunicativos e transparentes à respeito.

Uma nota aos fãs foi lançada no início de Setembro, revelando que a ‘parte um’ do site estaria fechando, e que oferece até o dia 16 de Setembro um certificado personalizado para impressão.

Todos os sete títulos estão atualmente disponíveis no Pottermore, e Susan disse que foi um tempo natural para dar a esta atual versão (do site) uma conclusão. Ela completa: “Era importante lançar todas as sete histórias no site atual, por isso pensamos que era realmente o fim daquele conceito: precisávamos que os atuais usuários do site o completassem. Existe ainda alguns poucos que irão querer se ater àquele ambiente imersivo e jogável, mas francamente, existem muitas comunidades de Harry Potter onde se pode fazer isso.

Pottermore continuará vendendo os livros digitais e audio livros de Harry Potter, mas Susan sinaliza que esta área do site ainda está em desenvolvimento. Ela disse: “Há um aspecto comercial para ampliar o negócio. O Pottermore terá uma loja e apenas por um curto período de tempo ela ainda será semelhante ao que é atualmente.” Contudo, ela enfatiza que o site principal do Pottermore permanecerá gratuito para ser visto e utilizado.
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