Mudanças radicais no Novo Pottermore
O Pottermore, website que foi construído para estender a marca Harry Potter online e vender os edições digitais dos sete livros, está para ser relançado com um redesign e abordagem totalmente novos. A nova e primeira versão móvel trará jogos, focará mais no seu público principal (jovens adultos), e permitirá que seu conteúdo seja indexado pelos sites de busca (isso facilitará, por exemplo, caso alguém queira buscar no Google por algum conteúdo inédito publicado por lá).
A novidade, que está para ser revelada nas próximas semanas, é uma estratégia que visa mudar sua antiga proposta (que focava em introduzir novos leitores ao universo mágico) para enfim agradar aqueles usuários que cresceram junto com os livros e agora desejam explorar mais das facetas deste universo.
Susan Jurevics, atual CEO do site, disse que as mudanças foram conduzidas em torno dos principais usuários da plataforma, como a tecnologia se desenvolveu desde seu lançamento oficial, e como isso precisam refletir no universo de Harry Potter, não mais confinado aos sete títulos literários. Uma peça teatral está em desenvolvimento (Harry Potter and the Cursed Child), e o primeiro de três novos filmes, “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, está para ser lançado também no próximo ano.
Susan disse que o Pottermore precisava proporcionar à autora J.K. Rowling uma plataforma mais acessível onde ela pudesse mostrar seus conteúdos escritos à respeito do mundo mágico. O novo site conta com um novo logotipo, escrito pela própria caligrafia de Rowling (imagem que ilustra este artigo).
Ela contou ao The Bookseller: “Quando o Pottermore começou, ele foi posicionado para atingir a nova geração de leitores, e essa geração era praticamente focada em crianças. Assim, o site atual gamificou [no sentido de jogos] o conteúdo, tornando-o muito simplista em termos de colecionar coisas e lançar feitiços. Isso era apropriado para crianças, mas elas não era realmente o público-alvo.”
Susan também informou que a base de usuários era “predominantemente jovens-adultos e mulheres”, algo que ela veio descobrir ‘muito rapidamente’, logo após deixar a vice-presidência sênior da Sony para se juntar ao time do Pottermore, em Outubro de 2013, tornando-se a responsável pelo marketing da companhia.
O relançamento reflete avanços tecnológicos na maneira que os usuários agora acessam os sites de conteúdo. Susan disse: “partindo do ponto de vista tecnológico, quando o Pottermore foi planejado, o iPad nem sequer havia sido lançado […]. O Pottermore atual é muito voltado para uma experiência direta no computador ou laptops, e esse tipo de uso está deixando de ser o principal meio de acesso. O novo Pottermore será voltado aos smartphones para refletir as ‘mudanças fundamentais no comportamento do usuário’, com um conteúdo desenhado para telas touch.”
Ela disse: “[J.K. Rowling] reflete à respeito do mundo real e evolui isso através de muitos novos escritos, como por exemplo quando ela criou a Copa Mundial de Quadribol (2014).
Mas, sob uma narrativa mais linear que tínhamos —focada nos livros, não havia espaço para isso. Agora ela pode escrever conteúdos sobre o amplo mundo mágico, mas não necessariamente ancorá-los a um dos sete livros.”
O Pottermore emprega atualmente 35 pessoas. Susan disse que eles precisavam continuar com o processo de lançar os livros online sequencialmente, ao mesmo tempo que planejam o relançamento com um novo time. “Respeitamos o que foi construído no passado, foi revolucionário. Mas precisávamos mudar tudo para lidar com esses pontos-chave (quem são os usuários e como eles acessam a web), o conjunto de habilidades [da equipe] é diferente e alguns dos funcionários também. Não se muda isso da noite pro dia.”
A diretora de produto Anna Rafferty disse: “Estamos abrindo todo o conteúdo —este mundo está expandindo e queremos que as pessoas tenham acesso a tudo aquilo, sejam eles superfãs ou não. Não é mais uma experiência linear. Não é um livro. Você não lê um website desde a página inicial até o capítulo 1 e 2, e precisávamos refletir isso. Iriam haver centenas de milhares de páginas. É um mundo imersivo, mas que te permite revisitá-lo.” Rafferty disse que o novo site irá apresentar três vezes mais conteúdo novo como também material vindo dos livros.
Pela primeira vez, o conteúdo do Pottermore se tornará disponível aos sites de busca e indexadores, com conteúdo adicional derivado de diversas fontes, incluindo a produtora Warner Bros. e outras franquias. Anna disse que a companhia também esteve “trabalhando junto” à editora original dos livros, a Bloomsbury, que em Outubro lançará a primeira edição completamente ilustrada da série Harry Potter, com artes do ilustrador Jim Kay. O Pottermore irá a partir de agora proporcionar grandes oportunidades para outras franquias que desejam lançar no mercado seus próprios conteúdos relacionados à Harry Potter. Além disso, contará com seu próprio time editorial, liderado por Rafferty, visando estabelecer o Pottermore segundo o que ela descreve como “o coração digital do mundo mágico, com conteúdo compartilhável e listável.
Haverão também maiores oportunidades para J.K. Rowling adicionar mais conteúdo de forma mais visível. Rafferty disse: “Queremos dar [aos fãs] mais e nós estamos dispostos a dá-los depressa. Isto se tornará um verdadeiro centro de informações —e um autêntico coração.”
Susan disse que o time do Pottermore estava consciente do tempo da mudança, pois contava com um pequeno público devoto aos elementos jogáveis do site atual. “Estivemos trabalhando nisso, mas não é uma decisão arbitrária. Nós planejamos tudo o que estamos fazendo de maneira calculada. Não agradaremos cada um dos nossos usuários, mas estamos nos certificando de ser comunicativos e transparentes à respeito.”
Uma nota aos fãs foi lançada no início de Setembro, revelando que a ‘parte um’ do site estaria fechando, e que oferece até o dia 16 de Setembro um certificado personalizado para impressão.
Todos os sete títulos estão atualmente disponíveis no Pottermore, e Susan disse que foi um tempo natural para dar a esta atual versão (do site) uma conclusão. Ela completa: “Era importante lançar todas as sete histórias no site atual, por isso pensamos que era realmente o fim daquele conceito: precisávamos que os atuais usuários do site o completassem. Existe ainda alguns poucos que irão querer se ater àquele ambiente imersivo e jogável, mas francamente, existem muitas comunidades de Harry Potter onde se pode fazer isso.”
Pottermore continuará vendendo os livros digitais e audio livros de Harry Potter, mas Susan sinaliza que esta área do site ainda está em desenvolvimento. Ela disse: “Há um aspecto comercial para ampliar o negócio. O Pottermore terá uma loja e apenas por um curto período de tempo ela ainda será semelhante ao que é atualmente.” Contudo, ela enfatiza que o site principal do Pottermore permanecerá gratuito para ser visto e utilizado.
Susan disse que o time do Pottermore estava consciente do tempo da mudança, pois contava com um pequeno público devoto aos elementos jogáveis do site atual. “Estivemos trabalhando nisso, mas não é uma decisão arbitrária. Nós planejamos tudo o que estamos fazendo de maneira calculada. Não agradaremos cada um dos nossos usuários, mas estamos nos certificando de ser comunicativos e transparentes à respeito.”
Uma nota aos fãs foi lançada no início de Setembro, revelando que a ‘parte um’ do site estaria fechando, e que oferece até o dia 16 de Setembro um certificado personalizado para impressão.
Todos os sete títulos estão atualmente disponíveis no Pottermore, e Susan disse que foi um tempo natural para dar a esta atual versão (do site) uma conclusão. Ela completa: “Era importante lançar todas as sete histórias no site atual, por isso pensamos que era realmente o fim daquele conceito: precisávamos que os atuais usuários do site o completassem. Existe ainda alguns poucos que irão querer se ater àquele ambiente imersivo e jogável, mas francamente, existem muitas comunidades de Harry Potter onde se pode fazer isso.”
Pottermore continuará vendendo os livros digitais e audio livros de Harry Potter, mas Susan sinaliza que esta área do site ainda está em desenvolvimento. Ela disse: “Há um aspecto comercial para ampliar o negócio. O Pottermore terá uma loja e apenas por um curto período de tempo ela ainda será semelhante ao que é atualmente.” Contudo, ela enfatiza que o site principal do Pottermore permanecerá gratuito para ser visto e utilizado.
Ansiosos para acessar o mundo mágico pelos seus smartphones? Qual novidade mais te agradou?