O site do Wickred foi descontinuado e não será mais atualizado. Entretanto, o arcervo de conteúdos traduzidos, bem como os demais materiais publicado, serão mantidos como arquivo para os fãs consultarem eventualmente. Caso se depare com algum link quebrado, por favor, substitua o domínio "www.wickred.com.br" por "pottermorebrazil.blogspot.com" na barra de endereços. Não deixei de creditar nosso trabalho, caso compartilhe algo daqui.

Agradecemos a todos os nossos leitores, antigos e novos, por todo apoio.

— Equipe Wickred.

As Cores do Pottermore

quinta-feira, setembro 24, 2015 A+ a-


O Correspondente Pottermore teve a sorte de bater um papo com um dos chefes de design do novo site do Pottermore, a diretora de arte Johanna Drewe, do Studio Output, e descobriu como ela e sua equipe conseguiram solucionar a intrigante tarefa de coordenar o coração digital do mundo mágico ao chegarem a um esquema de cores que une de forma perfeita, limpa e minimalista todo esse universo mágico.


Parece simples não é? Basta escolher uma cor para cada página e pronto. Só existem sete cores no arco-íris, não há complexidade nenhuma nisso, certo?

Vamos com calma.

Por exemplo, qual cor você escolheria para o perfil do senhor Olivaras? Ou para o Basilisco, Estação de King's Cross e a Penseira?

Dê uma olhada nessa roda de cores.
© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.

Complexo, não é?

Chegar ao design correto de algo tão amado quanto o mundo mágico é um trabalho meticuloso. Consegue imaginar, por um breve momento, o prazer e terror (além da pressão psicológica) de um projeto desses? É o tipo de coisa que pede por um simples e objetivo esquema…

“Obviamente que tínhamos os livros e filmes como incríveis e ricas referências, mas nem sempre era fácil. Tomamos nossas decisões de cor perguntando a nós mesmos uma série de questões, era essencialmente um fluxograma gigantesco”, disse Johanna.

“Notamos cedo que alguns personagens tinham cores óbvias. Alguns tinham tantas cores que podíamos atribuir, e alguns que, por aparecerem tão pouco nos livros ou filmes, não tinha nada que os distinguisse especificamente. Ao nos questionar, através de níveis, pudemos chegar a uma cor que fosse mais relevante. 

Por exemplo, a primeira pergunta era: ‘Isto já foi descrito por J.K. Rowling, seja nos livros ou no Pottermore.com?’ Se a resposta era positiva, então uma cor era atribuída. Se a resposta fosse negativa, então partíamos para outras perguntas: ‘É algo material? Possui alguma característica
distinguível? Pertence a algum grupo? Possui fidelidade a alguma casa?’ Cada uma das respostas conduzia a uma paleta que criamos.”

A nossa prioridade, sempre foi, se manter fiel à visão de J.K. Rowling.

Perguntada sobre ‘como chegaram à escolha da cor para Harry Potter’, ela responde:
Com certa dificuldade. E grande cautela.  
© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.
“Os personagens mais difíceis de escolher cor foram Harry, Ron e Hermione. A importância deles nos fez sentir que mereciam suas próprias cores específicas, mas curiosamente eles não são descritos usando nenhuma cor nos livros. E ao escolher qualquer uma, corríamos o risco de chatear as pessoas,” disse Johanna.

“Por exemplo, Harry quase sempre veste azul nos filmes, o que eu não havia notado até o momento em que precisei entrevistar um dos designers de figurino, Laurent Guinci, e o lendário designer de produção Stuart Craig, que desenhou os cenários de todos os filmes de Harry Potter. Harry quase foi selecionado para Sonserina, mas preferiu Grifinória. Sua vida foi sombria e traumática, e ele possuia uma grande conexão com Voldemort. Será que ele deveria ser da cor da Grifinória? Será que deveria ser azul, pelo fato de ser tão visto com ela? Deveria ser verde, por causa das cores de seus olhos ou devido sua conexão com Voldemort?” 

Foi então que o Johanna e seu time decidiram que ele teria a cor vermelha da Grifinória em seu perfil. Aliás, nota-se que todos os personagens estudantes de Hogwarts possuem os perfis coloridos de acordo com suas casas.

Algumas escolhas foram bem óbvias, como você irá perceber. Dolores Umbridge, por exemplo, não trouxe grandes dores de cabeça ao time de arte.

“Dolores Umbridge é descrita nos livros por usar um ‘cardigã rosa felpudo’ e é retratada nos filmes numa constante gradação de variações de rosa, ganhando tons mais fortes conforme ela vai adquirindo mais poder.” disse Johanna. “Ela é reconhecida pelo rosa. Umbridge foi o primeiro personagem que nos fez pensar realmente sobre a importância das cores no site.”

J.K. Rowling descreveu Dolores em rosa e isso trunfa todos os outros fatores. Se J.K. Rowling diz que ela é rosa, então rosa ela permanecerá.
© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.

O design de Dumbledore

Como alguém consegue escolher uma cor para Alvo Dumbledore? Poderia ser amarelo por causa de seu doce de limão favorito? Ou vermelho por causa da sua antiga casa em Hogwarts? Cinza por causa da barba? Como muitas outras coisas maravilhosas, a resposta vem direto da brilhante mente de J.K. Rowling.

“J.K. Rowling já havia escrito a respeito da relevância das cores verde e roxo dentre as demais. Verde é atribuída à magia das Trevas, por isso que as páginas da Sonserina, Horcruxes ou qualquer feitiço das Trevas é verde. O Roxo é atribuído à magia nobre e prestativa. Daí a pergunta lá em cima: ‘É de magia nobre ou vil?’
© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.

Questionada sobre o ‘porquê dos Durley terem uma paleta tão agradável na cor pêssego’, Johanna prontamente responde:

“Quem bom que perguntou. Toda a família Dursley pertence à paleta Bege Trouxa,” disse, complementando que a sugestão veio da própria autora quando ela escreveu que ‘Cores como pêssego e salmão são claramente não-mágicas, e portanto muito apreciadas por Petúnia.’

“A paleta Bege Trouxa os separa do mundo mágico e, ao manter a cor consistente entre os personagens, traz a sensação de uniformidade, simplicidade, algo genérico.”
JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.

Então por que o Hagrid ficou com uma cor vermelho-alaranjado?

O nome ‘Hagrid deriva da alquimia, e significa vermelho ou paixão, conforme descrito por J.K. Rowling. Por isso, faz sentido atribuí-lo uma paleta vermelha. O tom que escolhemos baseia-se em vermelho, e que foi variando posteriormente para criar uma sensação de calor, tom terreno, refletindo o personagem e a função que ele tem como guardião das chaves de Hogwarts.’ 


Pronto, aqui está: o esquema de cores do mundo mágico. Passe um tempo adentrando nas páginas do pottermore.com e você começará a notar o trabalho enorme e mágico foi este de trazer o mundo de Harry à vida. A partir de agora, você, assim como eu, nunca mais verá as cores do site sem pensar no significado que ela representa.