O site do Wickred foi descontinuado e não será mais atualizado. Entretanto, o arcervo de conteúdos traduzidos, bem como os demais materiais publicado, serão mantidos como arquivo para os fãs consultarem eventualmente. Caso se depare com algum link quebrado, por favor, substitua o domínio "www.wickred.com.br" por "pottermorebrazil.blogspot.com" na barra de endereços. Não deixei de creditar nosso trabalho, caso compartilhe algo daqui.

Agradecemos a todos os nossos leitores, antigos e novos, por todo apoio.

— Equipe Wickred.

Tradução de ‘Rúgbi Escocês’, texto de J.K Rowling ao Pottermore

segunda-feira, junho 08, 2015 A+ a-


A afeição do mundo bruxo pelo time Escocês de rúgbi é de todas a mais bizarra, pois uma parte substancial da sociedade bruxa nada sabe sobre esportes trouxas, que eles julgam como inerentemente maçantes e até mesmo bobos. No entanto, o time escocês de rúgbi tornou-se um meme bruxo – parte piada, parte genuíno interesse – que tem suas raízes no século XIX e é um conto ao mesmo tempo triste e motivador.

A família bruxa de Buchanan viveu em um vilarejo nas fronteiras da Escócia por muitas gerações. Uma reputação de agressões e bebedeira, juntamente com seu tamanho prodigioso (as filhas sozinhas venceram o cabo-de-guerra do vilarejo desde que se tem notícia), mantiveram seus vizinhos a uma respeitável distância e ignorantes de suas habilidades mágicas. Um por um, conforme atingiram os 11 anos de idade, os filhos e filhas da família Buchanan desapareceriam para Hogwarts. O vilarejo fofocava que as enormes, selvagens crianças foram levadas para unidades de correção e até mesmo manicômios.

Por volta de meados do século XIX a família Buchanan era composta por uma mãe que trabalhava demais, um pai feroz e onze crianças, mas mesmo assim, foi surpreendente que nenhum dos pais percebeu que o terceiro filho, Angus era um aborto – um nascido bruxo sem poderes mágicos. O senhor Buchanan sempre se orgulhava em ostentar que esta anomalia jamais ocorreu na família. O velho bruxo orgulhoso foi além: um aborto em qualquer família era sinal de que eles estavam em desgraça e mereciam ser banidos.

Seus irmãos e irmãs eram muito afeiçoados a Angus, que era o maior e mais simpático de todos eles, então eles camuflaram sua condição na frente dos pais. A decepção começou de forma inocente, mas com a aproximação dele partir para Hogwarts, Angus e seus irmãos ficaram inconfortavelmente cientes de que eles não podiam continuar fingindo por muito tempo. Nenhuma carta de Hogwarts chegou com o nome de Angus, mas sua irmã Flora em pânico forjou uma, que manteve o disfarce para os pais por algumas semanas a mais. Tímido, bondoso e com medo de seu pai, Angus não pode pensar em outra alternativa senão encenar juntamente com seus outros irmãos. Eles visitaram o Beco Diagonal, onde eles compraram uma varinha e fingiram que ela o escolheu. Em um dia previamente combinado, seu irmão mais velho levou Angus a Hogwarts na garupa de sua vassoura, na expectativa desesperada de esperança que Angus seria admitido a ficar uma vez que chegasse lá, ou a escola talvez pudesse provocar alguma magia nele.

Isso nunca aconteceu antes e não acontece desde então, mas Angus conseguiu manter seu disfarce até o Chapéu Seletor antes de ser desmascarado. Em puro desespero, ele se apresentou correndo na frente de uma garota cujo o nome foi chamado e colocou o Chapéu Seletor na cabeça. O horror do momento quando o chapéu anunciou gentilmente que o garoto abaixo dele possuía bom coração, mas nenhuma mágica, nunca seria esquecido por aqueles que o testemunharam. Angus tirou o chapéu e deixou o salão em lágrimas que corriam por seu rosto.

A notícia da humilhação de Angus chegou até seus pais em uma revoada de corujas antes que eles chegassem em casa a pé. Ele foi recebido por seu pai humilhado, que barrou sua entrada, ordenando-lhe que nunca mais aparecesse a porta de casa de novo, e lançou feitiços contra Angus enquanto ele fugia.

Sem ideia do que ele faria a seguir, sem família e dinheiro, o Angus de 11 anos andou para a capital, ocasionalmente pegando carona em carros. Em Edimburgo ele mentiu sobre sua idade e arranjou trabalho no campo.

Para a surpresa de Angus, trouxas não eram nem um pouco tão ruins quanto seu pai e sua mãe sempre lhe disseram. Ele teve a sorte de ser adotado por um bondoso capataz e sua esposa que não tinham filhos biológicos, e por volta dos 18 anos, Angus se tornou um homem forte que era amado pela sua natureza doce e admirado pelos atributos físicos, mas nunca dividiu os estranhos segredos do passado.

A primeira infância de Angus tinha sido gasta desviando de azarações praticamente todos os dias, o que explicou sua surpreendente agilidade para um homem de seu tamanho. Ele encontrou grande prazer e orgulho no atletismo, e em breve se tornou adepto do rúgbi, um esporte trouxa relativamente novo. Anos ajudando seus irmãos a capturar pomos de ouro no jardim também fizeram dele um saltador nato.

Em 1871 Angus se deparou representando seu país na primeiríssima partida internacional de rúgbi, que ocorreu em Edimburgo entre Inglaterra e Escócia. A emoção de Angus talvez possa ser imaginada ao ele adentrar o campo e ver todos seus dez irmãos e irmãs junto aos espectadores. Desafiando o desprezo de seu pai por todas as atividades trouxas e sua injunção contra ver Angus novamente, eles haviam se levantado para localizá-lo. Exultante, Angus pontuou em sua primeira tentativa. Escócia venceu a partida.

A reunião com sua família causou em Angus uma reavaliação de seu relacionamento com as suas raízes bruxas e em 1900 ele publicou o mundialmente inovador bestseller Minha Vida Como um Aborto. Até este ponto, abortos haviam vivido nas sombras. Alguns se agarraram às margens do mundo bruxo, sempre se sentindo de segunda classe e tentando se encaixar; outros cortaram todos os laços e viveram inteiramente como trouxas, muitas vezes repudiando suas origens. Minha Vida Como um Aborto trouxe à tona a condição desses indivíduos, chamando a atenção do mundo bruxo.

Assim, Angus Buchanan se tornou mundialmente famoso entre bruxos como também entre os trouxas, um feito até agora desconhecido. Bruxos de várias nacionalidades começaram a se interessar em vê-lo competir. Infelizmente, o cricket não encontrou grande simpatia da espécie mágica. Como chefe da seção de esportes do Profeta Diário escreveu em 1902: ‘um batedor inepto a voar para defender três varas em vez de um aro, enquanto um pomo sem asas é arremessado por eles contra as varas, é isso. Algumas vezes por muitos dias’. O rúgbi tinha um apelo maior. Bruxos não podiam evitar admirar a força e a coragem de trouxas comprometidos em um esporte tão brutal, sem recursos de desaparatar para fora do caminho, ou acesso a Esquelece para reparar ossos quebrados. Tem-se que admitir que existia uma pitada de sadismo na diversão dos bruxos.

Quando Angus Buchanan morreu, ele foi homenageado tanto pelo mundo bruxo como trouxa, quase um feito único nos anais da história. Um exemplo brilhante de pessoa que fez o máximo com o que a vida lhe deu e emergiu triunfante, Angus era modesto para entender o impacto que ele causou. A Taça Angus Buchanan por Esforços Excepcionais é concedida em Hogwarts todos os anos e Minha Vida Como um Aborto está em sua 110 edição.

Quando o assunto é jogos e esportes bruxos (Quadribol, Trancabola, Rachacrânio – oficialmente banido, mas praticado ilegalmente – corrida de vassouras, Bexigas e outros), os bruxos são naturalmente bravos partidários e apoiadores de seus países, mas é considerado degradante para bruxos apoiar qualquer outro time que não seja o escocês. Cerca de aproximadamente 150 anos desde que Angus Buchanan ajudou a ganhar a primeira partida internacional de rúgbi, discutir o rúgbi escocês se tornou um dos muitos disfarces para bruxos em frente a trouxas, e buscar estabelecer algum crédito. Espionagem de trouxas pode ser complicada, como o porquê de dois peruanos estarem tão interessados no time escocês, mas é unânime que é preferível isso a discutir Quadribol ou comparar o tamanho de suas varinhas em público.

Logo após a morte de Angus, a União dos Apoiadores Bruxos do Rúgbi Escocês foi fundado em sua homenagem por seus fãs devotos. A UABRE, que existe até hoje, possui tanto membros escoceses como estrangeiros. Eles se encontram na véspera de toda partida do time escocês para um brinde à memória de Angus e antecipam oitenta felizes minutos assistindo trouxas saltarem uns sobre os outros na lama. O Estatuto Internacional do Sigilo da Magia expressamente proibiu bruxos de participarem de esportes trouxas, mas não há nada ilegal em apoiar lado a lado com um trouxa. Mas, a UABRE tem muitas vezes negado o persistente rumor que sua missão secreta é esgueirar um talentoso aborto em todo time escocês. Atualmente, suspeitas incluem Kelly Brown (possível prima de Lilá), Jim Hamilton (forte semelhança com Hagrid) e Stuart Hogg (sem comentários).

— § —

Traduzido originalmente de Scottish Rugby. © Pottermore.
Nós aceitamos e incentivamos a divulgação do nosso trabalho se acompanhado dos devidos créditos.

O seu correspondente sobre tudo relacionado ao Mundo Bruxo de J.K. Rowling. Continue com a gente também no Facebook, Twitter e Instagram – @wickred.