O site do Wickred foi descontinuado e não será mais atualizado. Entretanto, o arcervo de conteúdos traduzidos, bem como os demais materiais publicado, serão mantidos como arquivo para os fãs consultarem eventualmente. Caso se depare com algum link quebrado, por favor, substitua o domínio "www.wickred.com.br" por "pottermorebrazil.blogspot.com" na barra de endereços. Não deixei de creditar nosso trabalho, caso compartilhe algo daqui.

Agradecemos a todos os nossos leitores, antigos e novos, por todo apoio.

— Equipe Wickred.

Tradução de 'Sibila Trelawney', texto escrito por J.K Rowling ao Pottermore

sexta-feira, outubro 16, 2015 A+ a-


A professora Sibila Trelawney é a professora de Adivinhação em Hogwarts. Ela é uma mulher magra, geralmente envolta em xales, com óculos muito grandes.

Sibila é tatara tatara-neta de uma genuína Vidente, Cassandra Trelawney. O dom de Cassandra se diluiu muito durante as gerações seguintes, embora Sibila tenha herdado mais do que ela pensa. Acreditando pela metade nas próprias mentiras sobre seu talento (por ela ser pelo menos 99% uma fraude), Sibila cultivou modos dramáticos e gosta de impressionar seus alunos mais crédulos com predições de condenação e desastre. Ela é versada nos truques dos adivinhos; ela lê corretamente o nervosismo de Neville em sua primeira aula, e diz a ele que ele está prestes a quebrar algo, o que ele realmente faz. Em outra ocasião, os alunos mais crédulos fazem o trabalho para ela. A professora Trelawney diz a Lilá Brown que algo que ela teme vai acontecer a ela no dia 16 de Outubro; quando Lilá recebe as notícias daquele dia, de que seu coelho de estimação morreu, ela liga isso instantaneamente à predição. Toda a lógica e bom senso de Hermione (Lilá não soube lidar com a morte do coelho que era muito jovem; o coelho não morreu no dia 16 de Outubro, mas no dia anterior) é em vão; Lilá quer acreditar que sua infelicidade foi predita. Pela lei das probabilidades, as previsões de fogo rápido da Professora Trelawney, por vezes, acontecem, mas na maioria das vezes ela se preenche de auto importância.

Ainda assim, Sibila realmente experimenta raros flashes de verdadeira clarividência, os quais ela nunca se lembra depois. Ela afirma que seu posto em Hogwarts se deve ao fato de ela ter revelado, durante sua entrevista com Dumbledore, que ela era a possuidora inconsciente de um conhecimento importante. Dumbledore deu a ela um santuário na escola, em parte para protegê-la, em parte por esperar que mais predições genuínas poderiam suceder (ele teve que esperar muitos anos pela próxima).

Consciente da queda de seu status no corpo docente, os quais eram quase todos mais talentosos que ela, Sibila gasta a maior parte de seu tempo longe de seus colegas, em sua torre abafada e superlotada. Sem surpresa, talvez, ela tenha desenvolvido sua relação com o álcool.

As professoras Trelawney e McGonagall são polos opostos; uma sendo uma charlatã, manipuladora e imponente; a outra extremamente inteligente, severa e direta. Eu sei, no entanto, que quando a intrusa consumada e não-hogwartiana Dolores Umbridge tenta expulsar Sibila da escola, Minerva McGonagall, que tinha sido uma crítica de Trelawney em muitas ocasiões, mostra a bondade verdadeira de seu caráter e parte em sua defesa. Há algo de patético na professora Trelawney, irritante, embora eu pense que a teria encontrado na vida real, e eu acho que Minerva sentiu seus sentimentos subjacentes de inadequação.


PENSAMENTOS DE J.K. ROWLING

Eu criei histórias detalhadas para muitos dos integrantes do corpo docente de Hogwarts (como Alvo Dumbledore, Minerva McGonagall e Rúbeo Hagrid), algumas das quais foram usadas nos livros, e outras não. De algum modo, eu só tive uma vaga ideia do que aconteceu com a professora de Adivinhação depois que ela integrou Hogwarts. Eu imagino que a existência da Sibila pré-Hogwarts consistia em vagar pelo mundo bruxo, tentando se agarrar à sua ascendência para ter um emprego seguro, mas recusando qualquer um que não oferecesse o que ela sentia devido a ser uma vidente.

Eu amo sobrenomes da Cornualha, e nunca tinha usado um até o terceiro livro, então foi assim que a Professora Trelawney recebeu seu nome de família. Eu não queria chamá-la de algo cômico nem de nada que sugerisse chacota e sim algo impressionante e atraente. ‘Trelawney’ é um nome muito antigo, bem sugestivo acerca da super ligação de Sibila com sua ancestralidade, que usa quando quer impressionar. Há uma canção cornualha muito bonita com esse nome (‘A Canção do Homem do Oeste’). O primeiro nome de Sibila (‘Sybill’) é homônimo de ‘Sibyl’, que foi uma mulher clarividente no tempos antigos. Meu editor americano queria que eu usasse ‘Sibyl’, mas eu preferi a minha versão porque enquanto isso mantinha a referencia dos grandes clarividentes do passado, não é mais do que uma variação antiga do nome feminino ‘Sybil’. A professora Trelawney, penso eu, não se classificaria como ‘Sibyl’.

Nome Completo: Sibila Patrícia Trelawney
 Aniversário: 9 de março.
 Varinha: Aveleira e pelo de unicórnio, 24,13 cm, bem flexível
 Casa de Hogwarts: Corvinal.
 Habilidades Especiais: Vidência, embora o dom seja imprevisível e inconsciente.
 Ascendência: Mãe trouxa, pai bruxo.
 Familia: Casada muito cedo, a relação terminou subitamente quando ela se recusou a usar o  sobrenome ‘Higglebottom’. Sem filhos.
 Hobbies: Praticar a predição de profecias trágicas na frente do espelho, beber xerez.

— § —

Traduzido originalmente de Sybill Trelawney. © Pottermore.
Nós aceitamos e incentivamos a divulgação do nosso trabalho se acompanhado dos devidos créditos.

O seu correspondente sobre tudo relacionado ao Mundo Bruxo de J.K. Rowling. Continue com a gente também no Facebook, Twitter e Instagram – @wickred.