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Tradução de 'História da Copa Mundial de Quadribol', texto escrito por J.K Rowling ao Pottermore

quarta-feira, agosto 05, 2015 A+ a-


De acordo com o Guia Oficial da Copa Mundial de Quadribol – produzido pelo Comitê de Quadribol da Confederação Internacional dos Bruxos (CQCIB) e disponível em todas as livrarias bruxas de boa reputação, vendido pelo ridículo preço de trinta e nove galeões – o torneiro existe a cada quatro anos desde 1473. Assim como tudo que se diz sobre a competição esportiva bruxa mais importante do mundo, muitos discordam da veracidade dessa afirmação.

Como somente times europeus competiram durante os séculos XV e XVI, puristas preferem datar o começo da Copa Mundial de Quadribol a partir do século XVII quando ela se tornou aberta a todos os continentes. Também existe um debate raivoso sobre a veracidade de alguns relatos históricos sobre o torneiro. Uma quantidade substancial de centros de análise pós-jogo sobre se a interferência mágica aconteceu e se ela fez, ou deveria ter feito, o resultado final discutível.

O CQCIB teve o infeliz trabalho de regular essa competição anárquica e conflituosa. O livro de regras que aborda a permissão ou não de magia dentro dos limites do campo compreende dezenove volumes e incluem regras como “nenhum dragão pode ser introduzido no estadio, para nenhum proposito incluindo, mas não limitado, como mascote de times, treinadores ou aquecedor de copos’ e ‘modificações de qualquer parte do corpo do juiz, tenha ele ou ela pedido ou não essa modificação, levará ao banimento permanente do time do torneiro e a possibilidade de prisão’.

Fonte de desentendimentos veementes, um risco para a segurança de todos que a ela comparecem e frequente foco de agitação e protestos, a Copa Mundial de Quadribol é ao mesmo tempo o evento esportivo mais excitante da Terra e um pesadelo de logística para a nação que o hospeda.


Estatuto do Sigilo

Um momento divisor de águas para a Copa Mundial de Quadribol foi a implementação do Estatuto Internacional do Sigilo em 1692, que tinha a intenção de ocultar a existência da magia e dos bruxos. A Confederação Internacional dos Bruxos (CIB) viu a Copa Mundial de Quadribol como um risco de enorme magnitude para a segurança, por conta do movimento massivo e congregação de tantos membros da comunidade bruxa. No entanto, após protestos em massa e acordos com a CIB, foi acordado que o torneio poderia continuar e um corpo de regulamentação, o CQCIB, seria criado para encontrar locais adequados; geralmente clareiras remotas, desertos e ilhas desertas; arranjar transporte para os espectadores (já que centenas de milhares geralmente comparecem às finais) e o policiamento dos jogos em si, uma tarefa que geralmente figura entre as mais mal agradecidas e difíceis do mundo bruxo.


Como o Torneio Funciona

O numero de países a participar com um time de quadribol em cada Copa do Mundo varia de torneio em torneio. Onde a população bruxa é pequena, pode ser difícil levantar um time de tal envergadura, mas outros fatores como conflitos internacionais ou desastres podem interferir nos números. No entanto, nenhum pais pode inscrever um time em um prazo de doze meses após a ultima final.

Os times são, então, divididos em 16 grupos, nos quais cada time joga com os demais por um período de dois anos até que dezesseis times vencedores sobrem. Durante a fase de grupos,  a duração do jogo é de quatro horas apenas, a fim de prevenir a exaustão dos jogadores. Inevitavelmente, isso significa que alguns jogos de grupos não têm captura do pomo, mas são decididos apenas pela pontuação dos gols. Qualquer time que ganhar um jogo da fase de grupo, contabiliza dois pontos. Uma vitoria com mais de 150 pontos de diferença, ganha um adicional de cinco pontos; com mais de 100 pontos, um adicional de 3 pontos na tabela e com uma vantagem de 50 pontos, 1 ponto adicional. No caso de empates nos pontos, o vencedor será o time que tive capturado o pomo mais vezes – ou com mais rapidez – durante as partidas.

Os 16 vencedores são escalados de acordo com os pontos que ganharam durante a fase de grupo. O time com mais pontos joga contra aquele que tiver menos pontos e assim por diante. Teoricamente, os dois melhores times que sobrarem jogarão entre si na final.

Os juizes são escolhidos pela CQCIB.



Torneios Infames

Nenhuma Copa Mundial de Quadribol está completa se não tiver controvérsias, mas algumas saem do sério. Alguns dos torneios mais infames estão listados abaixo


O Ataque da Floresta Assassina

O medonho clímax da final de 1809, entre Romênia e Nova Espanha (atualmente conhecida como México) entrou para a historia bruxa como a pior exibição de temperamento já mostrada por um jogador individual. Os companheiros de Niko Nenad ficaram tão preocupados com seu ataque de fúria durante as quartas de final e as semifinais que eles tentaram convencer o treinador de substituí-lo nas finais, aviso que, tristemente, foi ignorado pelo velho e ambicioso bruxo. Depois do jogo, o companheiro de time de Nenad, Ivan Popa (ganhador da Ordem de Mérito Internacional Bruxa, pelas suas ações que salvaram vidas durante a catástrofe) disse a uma entrevista internacional: ‘por semanas, vimos Niko bater na própria cabeça com a vassoura e tacou fogo em seus próprios pés, de frustração. Eu, pessoalmente, o impedi de estrangular dois juizes. No entanto, eu não tenho suspeitas sobre o que ele estava planejando fazer, se as finais não saíssem como ele esperava. Quero dizer, quem teria adivinhado? Você teria que ser tão louco quanto ele!’. Precisamente quando e como Nenad planejou azarar uma floresta inteira nas fronteiras da Planície Siberiana Oeste é algo aberto a especulações. Embora tenha-se pensado que ele tivesse cúmplices entre fãs sem princípios e posteriormente fosse provado que ele pagou a bruxos das trevas locais somas substanciais. Depois de duas horas de jogo, Romênia estava atrás na pontuação e parecia exausta. Foi então que Nenad, deliberadamente, mandou um balaço para fora do estadio, em direção à floresta além do campo. O efeito foi instantâneo e assustador. As arvores ganharam vida, arrancando suas raízes do chão e marchando sobre o estadio, destruindo tudo em seu caminho, causando grandes danos e muitas fatalidades. O que deveria ter sido um jogo de quadribol, se tornou em uma batalha entre humanos e arvores, a qual o bruxos ganharam depois de muitas horas de luta difícil. Nenad não foi preso, pois acabou morto por um abeto particularmente violento.


O Torneio que Ninguém se Lembra

O CQCIB insiste que o torneio tem acontecido a cada quatro anos desde 1473. Essa é uma fonte de orgulho, provando que nada – guerras, adversidades de clima ou interferência trouxa – pode impedir que bruxos joguem quadribol. Existe, no entanto, um mistério envolta do torneio de 1877. A competição foi indubitavelmente planejada: um local foi escolhido (O Deserto de Ryn, no Casaquitão), o material de publicidade foi produzido, ingressos vendidos. Em agosto, no entanto, o mundo bruxo acordou para o fato de que ninguém se lembrava do que tinha acontecido no torneio. Nem mesmo aqueles que possuíam ingressos, nem os jogadores, podiam se lembrar de um único jogo. No entanto, por razoes que ninguém pôde entender, o batedor inglês, Lucas Bargeworthy estava sem a maioria dos dentes, os calcanhares do apanhador canadense Angelus Peel estavam virados para trás e metade do time argelino foi encontrado amarrado no porão de um pub em Cardiff. O que exatamente aconteceu  – ou deixou de acontecer – durante o torneio nunca foi satisfatoriamente provado. As teorias oscilam entre um Feitiço da Memoria em Massa, executado pela Frente de Libertação dos Duendes (na época, muito ativa e atraindo um grande numero de bruxos anarquistas), ou a fuga de um Cérebro Sarapintado, uma virulenta cepa da comum sarapintose, que causa confusão e perda de memória. Em todo caso, foi concordado que parecia apropriado re-locar o torneio em 1878 e seguiu-se realizando a cada quatro anos, o que causa uma leve anormalidade na sequencia ‘a cada quatro anos desde 1473’.


Royston Idlewind e os Dissimuladores

Em 1971, o CQCIB anunciou um novo Diretor Internacional, o bruxo australiano Royston Idlewind. Ex-jogador que tinha sido parte do time nacional vencedor da copa de 1966, ele foi, não obstante, uma escolha muito contestada para Diretor Internacional, devido às suas visões estreitas sobre o controle dos torcedores – uma postura sem dúvida, influenciada pelas muitas azarações ele sofreu como estrela do Austrália Chaler. A afirmação de Idlewinds, na qual ele considera os espectadores ‘a única coisa que eu não gosto no quadribol’ não rendeu a ele muitos fãs. Seus sentimentos se tornaram claramente hostis quando ele tentou trazer regulamentos draconianos, o pior de todos sendo a proibição expressa de todas as varinhas nos estágios, exceto aquelas carregadas pelos oficiais da CQCIB. Muitos fãs planejaram boicotar a Copa Mundial de 1974 em protesto, mas como bancos vazios eram a ambição secreta de Idlewinds, sua estrategia não teve chance. O torneio mal havia começado e quando a euforia da torcida ia diminuindo, a aparição de ‘dissimuladores’, um inovador estilo de instrumento musical, avivava a partida. Esses objetos cilíndricos e coloridos emitiam altos gritos de suporte e baforadas de fumaça nas cores nacionais. Com o prosseguir do torneio, os dissimuladores se tornaram mais comuns, assim como os torcedores. Quando a final entre Síria e Madagascar chegou, os stands estavam lotados por um numero recorde de torcedores, cada um carregando seu próprio dissimulador. Com a aparição de Royston Idlewind no box dos dignatários e oficiais de alta escala, centenas de milhares de dissimuladores emitiram ensurdecedores gritos e se transformaram em varinhas, as quais estavam sob um feitiço de desilusão o tempo todo. Humilhado pela ovação em represália à sua lei de estimação, Royston Idlewind se demitiu instantaneamente. Mesmo os que apoiavam os perdedores, Madagascar, tinham algo para celebrar durante o resto da noite.


Reaparição da Marca Negra

Possivelmente a final mais infame da Copa Mundial dos últimos séculos foi a partida entre Irlanda e Bulgária, em 1994, que aconteceu em Dartmoor, Inglaterra. Durante as celebrações do pós-jogo, com a vitoria da Irlanda, houve um surto de violência sem precedentes, quando apoiadores de Lorde Voldemort atacaram seus companheiros bruxos, capturaram e torturaram trouxas locais. Pela primeira vez em catorze anos, a Marca Negra apareceu no céu, o que causou o alarme da comunidade e resultou em muitos danos entre os espectadores. O CQCIB censurou fortemente o Ministério da Magia depois do evento, julgando que os arranjos de segurança haviam sido inadequados, dada a existência de uma violenta tendencia de puro-sangue no Reino Unido. Royston Idlewind emergiu brevemente de sua aposentadoria para dizer a seguinte frase ao Profeta Diário: ‘Banir as varinhas não parece tão estupido agora, não é’.

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Traduzido originalmente de History of the Quidditch World Cup. © Pottermore.
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